Revolução
No sentido histórico, revolução é uma grande transformação política, econômica ou social que ocorre num país, numa sociedade ou período histórico.

Significado histórico (o que é)
Do ponto de vista histórico, a palavra revolução pode apresentar dois significados. Pode significar, por exemplo, uma evolução de um sistema de produção, ou seja, uma transformação. Neste contexto, podemos citar a Revolução Industrial (século XVIII), quando ocorreu um avanço nos sistemas de produção de mercadorias com a implantação das máquinas. Esta evolução acabou influenciando nas áreas sociais, econômicas e políticas da sociedade europeia do período.
Num outro contexto pode significar uma mudança radical como, por exemplo, na Revolução Francesa. Neste fato histórico ocorreu uma mudança radical no sistema político, econômico e social da França no século XVIII.
Frases Exemplo:
1 - A Revolução Industrial modificou o modo de produção de mercadorias.
2 - Durante a Revolução Francesa, muitos nobres foram assassinados (fim do absolutismo) e a burguesia assumiu o poder.
Explicação das frases:
1 - A palavra revolução significa uma evolução, transformação.
2 - A palavra revolução está empregada no sentido de mudança rápida, violenta e radical.
Exemplos de revoluções na História:
- Revolução Francesa (final do século XVIII): processo revolucionário que levou à queda da monarquia absolutista na França, instaurando um governo republicano e influenciando movimentos democráticos em todo o mundo.
- Revolução Industrial (segunda metade do século XVIII): transformação econômica e social marcada pelo avanço tecnológico, mecanização da produção e urbanização, iniciada na Inglaterra e espalhada pelo mundo ao longo dos séculos seguintes.
- Revolução Russa (começo do século XX): movimento que derrubou o regime czarista e levou à ascensão do comunismo na Rússia, resultando na criação da União Soviética sob liderança do Partido Bolchevique.
- Revolução Americana (final do século XVIII): conflito que resultou na independência das Treze Colônias da América do Norte em relação à Grã-Bretanha, culminando na criação dos Estados Unidos da América.
- Revolução Mexicana (início do século XX): conflito social e político que derrubou a ditadura de Porfirio Díaz, resultando em reformas agrárias, nacionalismo econômico e uma nova constituição em 1917.
- Revolução Cubana (1959): movimento liderado por Fidel Castro que derrubou a ditadura de Fulgencio Batista e instaurou um governo socialista em Cuba, resultando em profundas reformas sociais, econômicas e no alinhamento do país com a União Soviética durante a Guerra Fria.
- Revolução Iraniana (1979): movimento popular que depôs o xá Reza Pahlavi e instaurou uma república islâmica sob liderança do aiatolá Khomeini, transformando o Irã em um Estado teocrático.
- Revolução Chinesa (primeira metade do século XX): processo que levou à vitória do Partido Comunista Chinês sobre o governo nacionalista, culminando na fundação da República Popular da China em 1949.
- Revolução Haitiana (1791-1804): única revolta de escravizados bem-sucedida da história, que levou à independência do Haiti da França e à abolição da escravidão na ilha de São Domingos.
- Revolução Egípcia de 2011 (parte da Primavera Árabe): levante popular que derrubou o governo de Hosni Mubarak, impulsionado pelo descontentamento com corrupção, desemprego e repressão política no Egito.
Palavras derivadas:
Revolucionário (aquele que participa da revolução ou defende ideias de transformação radical), revolucionador, revolucionamento (processo de revolucionar-se) e revolucionado.
Etimologia (origem da palavra)
Revolução tem origem na expressão em latim revolutìo,ónis, que significa "ato de mexer ou revirar".
![]() |
Manifestação de civis e soldados em Petrogrado durante a Revolução Russa de 1917. |
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Temas relacionados
Bibliografia e vídeos indicados:
FERNANDES, Florestan. O que é Revolução. São Paulo: Brasiliense, 2011.
Fonte de referência do artigo:
VICENTINO, Cláudio; DORIGO, Gianpaolo. História Geral e do Brasil, São Paulo: Editora Scipione, 2005.
Vídeo indicado no YouTube:
ENTENDA O QUE É UMA REVOLUÇÃO! - Ensino Fundamental - Canal Fãs da Mente