Senhores Feudais

Veja no artigo abaixo quem eram os senhores feudais na Idade Média e seus poderes no feudo.

Castelo Medieval: moradia dos senhores feudais
Castelo Medieval: moradia dos senhores feudais

 

Significado: 

 

Os senhores feudais eram nobres que viveram na época da Idade Média (século V ao XV). Possuíam muito poder político, militar e econômico. Eram proprietários dos feudos (unidades territoriais) e possuíam muitos servos trabalhando para ele. Cobravam vários impostos e taxas destes servos, pela utilização das terras do feudo. Viviam em castelos fortificados e eram protegidos por cavaleiros. Os senhores feudais faziam e aplicavam as leis em seus domínios. Eles foram a maior força política e econômica durante o feudalismo.


Origem histórica:

 

- Grande parte dos senhores feudais eram descendentes dos chefes germânicos (chamados de bárbaros pelos romanos) que invadiram e dominaram a Europa no século V. Portanto, esses senhores feudais possuíam linhagem germânica.

 

 

Frase Exemplo: 

 

Os senhores feudais costumavam entrar em guerras para ampliar seus domínios territoriais.

 

 

Explicação da frase:

 

A guerra era uma atividade comum na Idade Média. Os senhores feudais costumavam invadir militarmente os feudos de outros nobres para obterem riquezas e terras.

 

 

Palavras derivadas:

Senhores do feudo

 

Imagem de um senhor feudal participando de uma cerimônia de homenagem com um vassalo.

Senhor feudal (de azul) participando de uma cerimônia de homenagem com vassalo de joelhos (pintura medieval do século XV, Arquivo Nacional de Paris).

 

 

 

 



Última revisão: 23/10/2020.

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).