Talha, Corveia e Banalidades

Talha, corveia e banalidades eram obrigações dos servos na época do Feudalismo.

Servos (camponeses) trabalhando no feudo: muitas obrigações devidas aos senhores feudais
Servos (camponeses) trabalhando no feudo: muitas obrigações devidas aos senhores feudais

 

Introdução: as obrigações servis

 

Na época do feudalismo, durante a Idade Média, os servos (camponeses) habitavam as terras dos senhores feudais. Em troca, eram obrigados a pagar taxas em forma de trabalho e mercadorias. Quase tudo que produziam acabava indo para as mãos dos senhores feudais. Para os servos, sobrava apenas o pouco para a sobrevivência da família.

 

Talha 

 

Era uma obrigação (espécie de imposto ou tributo) pela qual o servo deveria passar, para o senhor feudal, metade de tudo que produzia nas terras que ocupava no feudo. Se colhesse 20 quilos de batata, 10 quilos deveriam ser separados para o pagamento da talha. Este tributo era uma das principais fontes de renda dos senhores feudais.

 

Corveia

 

Esta obrigação correspondia ao pagamento através de serviços prestados nas terras ou instalações do senhor feudal. De 3 a 4 dias por semana, o servo era obrigado a cumprir diversos trabalhos como, por exemplo, fazer a manutenção do castelo, construir um muro, limpar o fosso do castelo, limpar o moinho, etc. Podia também realizar trabalhos de plantio e colheita no manso senhorial (parte das terras do feudo de uso exclusivo do senhor feudal).

 

Camponeses trabalhando nas terras dos senhor feudal

A corveia era uma das principais obrigações dos camponeses na Idade Média.

 

 

Banalidades

 

Esta obrigação correspondia ao pagamento pela utilização das instalações do castelo. Se o servo precisasse usar o moinho ou o forno, deveria pagar uma taxa em mercadoria para o senhor feudal.

 

 

Outras obrigações

 

Além da talha, da corveia e das banalidades, os servos também deviam pagar outras taxas e impostos. Havia a mão-morta, que era uma espécie de taxa que o servo devia pagar ao senhor feudal para permanecer no feudo quando o pai morria. Havia também o Tostão de Pedro (10% da produção), que o servo devia pagar à Igreja de sua região.

 

 

 

Veja também:

 


Castelos Medievais


Divisão do Feudo


Feudo


Idade Média: religião e sociedade medieval


Senhores Feudais

 

 


 


Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).