Divisão do Feudo

Na época do Feudalismo, o feudo era dividido em: manso senhorial, manso servil e terras comunais.

Servos trabalhando nas terras do feudo durante o feudalismo
Servos trabalhando nas terras do feudo durante o feudalismo

 

Divisão do feudo 

 

Durante o feudalismo na Europa (Idade Média), o feudo era a principal unidade de produção. As terras do feudo eram de propriedade do senhor feudal, porém possuíam uma divisão bem determinada.



1. Domínio (Manso Senhorial)

 

As terras do manso senhorial eram de utilização exclusiva do senhor feudal. Porém, os servos eram convocados para trabalharem de 2 a 3 dias por semana nesta terra, sendo que toda produção era destinada ao senhor feudal. O mando senhorial era frequentemente a melhor terra do feudo (mais fértil e bem localizada).



2. Manso servil

 

Eram as terras destinadas ao uso dos servos (camponeses do feudo). Os servos não eram proprietários destas terras, mas apenas usavam e delas deveriam tirar o sustento da família e também pagar as taxas e impostos ao senhor feudal. A condição de servo passava de pai para filho, assim como o direito de usar estas terras.



3. Terras comunais

 

Área do feudo de uso coletivo. Eram os bosques, florestas e pastos. Porém, dependendo do feudo existiam regras para sua utilização. Em muitos locais da Europa, era comum a proibição da caça realizada por servos em terras comunais. Os servos podiam levar seus animais para pastarem nestas terras, assim como pegar lenha.

As terras comuns também incluíam pastagens para o pastoreio de gado, bosques para coleta de lenha e madeira, e corpos d'água para pesca. O acesso a esses recursos era crucial para as famílias camponesas.

 

Camponeses trabalhando nas terras do senhor feudal com um castelo ao fundo

Camponeses trabalhando no manso senhorial durante o feudalismo.

 

 

Ilustração de um feudo medieval

Feudo medieval com destaque para as terras.

 

 




Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).