Burguesia

A burguesia é uma classe social que surgiu no final da Idade Média e estava ligada ao comércio e as finanças.

Burgo: habitação da burguesia na Idade Média
Burgo: habitação da burguesia na Idade Média

 

Significado, história, conceito e origem:

 

A burguesia é uma classe social que surgiu nos últimos séculos da Idade Média (por volta do século XII e XIII) com o renascimento comercial e urbano. Dedicava-se ao comércio de mercadorias (roupas, especiarias, joias, etc.) e prestação de serviços (atividades financeiras). Habitavam os burgos, que eram pequenas cidades protegidas por muros. Como eram pessoas ricas, que trabalhavam com dinheiro, não eram bem vistas pelos integrantes do clero católico.

 

Os burgueses possuíam determinados privilégios dentro do burgo que habitavam.

 

Frases exemplos: 

 

- A burguesia participou do renascimento comercial e urbano.

 

Explicação da frase:


Durante grande parte da Idade Média (do século V ao XII) o comércio praticamente inexistiu. Com o final das Cruzadas e a abertura do Mar Mediterrâneo, o comércio começou a crescer novamente. A burguesia contribuiu para este processo.

 

 

Palavras derivadas e relacionadas: burgueses, burguesa, burguês, burguesada (coletivo de burguês), burguesice (ato de agir de um burguês) e burgo.

 

Etimologia (origem da palavra): a palavra burguesia deriva do latim burguensis, que significa "habitante de um burgo". O termo burguesia começou a aparecer, pela primeira vez em textos medievais, no final do século XI.

 

Uso pejorativo atual: palavra usada para fazer referência a pessoas da classe média, que dão muito valor ao dinheiro e aos bens materiais.

 

Casal de burgueses da Baixa Idade Média

Casal de burgueses da Baixa Idade Média, período de surgimento dessa classe social.

 



 

 



Última revisão: 11/05/2020.

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).