Guerra da Bósnia

A Guerra da Bósnia foi uma guerra civil que aconteceu na antiga Iugoslávia entre 1992 e 1995.

Prédio público após bombardeio sérvio durante a Guerra da Bósnia
Prédio público após bombardeio sérvio durante a Guerra da Bósnia

 

O que foi

 

Com o fim do socialismo no leste europeu no final da década de 1980, vários países passaram por importantes transformações. Enquanto alguns países conseguiram passar pelo processo de transição de forma pacífica, outros se desintegraram e enfrentaram situações de conflitos ou até mesmo guerras. Na Iugoslávia, o fim do socialismo gerou uma desintegração marcada por duas guerras civis sangrentas.

 

A Guerra da Bósnia foi uma guerra civil, marcada por um conflito armado, que ocorreu entre os anos de 1992 e 1995.



Repúblicas da Ex-Iugoslávia:

 

• Sérvia

• Croácia

• Montenegro

• Bósnia-Herzegóvina

• Eslovênia

• Macedônia



Contexto histórico

 

O território da Iugoslávia era composto por seis repúblicas (nomes acima) com grandes diferenças étnicas e culturais. Durante o regime autoritário socialista de Tito (até 1980, ano de sua morte), a unidade foi mantida a força. Porém, na década de 1980, os conflitos e disputas começaram a aparecer entre os representante políticos das repúblicas. Em 1991, houve um desentendimento, por motivos de indicação política, entre a Croácia e a Sérvia.

Na sequência, Croácia e Eslovênia optaram pela separação. Logo em seguida, em 1992, foi a vez da Macedônia e da Bósnia-Herzegóvina se separarem.

 

 

Principais causas:

 

• Após a desintegração da Iugoslávia, a República da Bósnia-Herzegóvina ficou sendo governada por políticos bósnios muçulmanos. Porém, uma parte significativa da população do país era composta por sérvios cristãos (ortodoxos). Esses não aceitaram o governo muçulmano e organizaram uma guerra para tirar os muçulmanos do poder.

• O sérvios também tinham a intenção de tomar parte do território da Bósnia-Herzegóvina e anexá-la ao território da Sérvia.

• Os problemas étnicos, sociais, religiosos, econômicos e de segurança, que surgiram após a desintegração da Iugoslávia, também podem ser citados como causadores das condições para a ocorrência do conflito.


• Políticos, como Slobodan Milosevic na Sérvia e Franjo Tudjman na Croácia, exploraram essas tensões étnicas e nacionalistas para seus próprios propósitos, criando mais divisões entre as comunidades.


• O reconhecimento da independência da Bósnia pela comunidade internacional em 1992, particularmente pela Comunidade Europeia e pelos Estados Unidos, desencadeou ações agressivas dos sérvios da Bósnia, que se opunham à independência.



Como foi (características) e principais consequências da guerra:

 

• Os sérvios utilizaram violência extrema durante a guerra. Milhares de muçulmanos foram assassinados (prática de genocídio), expulsos de suas casas e até campos de concentração foram usados. Houve também ações de “limpeza étnica” por parte dos sérvios.

• Cerca de dois milhões de habitantes tiveram que sair das zonas de conflito. Cerca de 1,4 milhão de pessoas (maioria de muçulmanos) foram exilados ou se refugiaram em outros países.

• A quantidade de mortos na guerra chegou ao número de 200 mil pessoas.

 

• Infraestrutura, casas e empresas foram destruídas em grande escala, o que, combinado com a perda de vidas, prejudicou gravemente a economia da Bósnia e Herzegovina.

 

• As forças de paz da ONU tiveram que atuar no conflito, com o objetivo de buscar a paz e evitar maiores consequências negativas e violentas. Também foram fundamentais no tocante à manutenção da paz após o fim da guerra.

 

Cidade de Saravejo destruída durante a Guerra da Bósnia

Cidade de Sarajevo destruída durante a Guerra da Bósnia.

 

 

Fim da Guerra e acordo de paz

 

O conflito terminou em 1995, após a assinatura do Acordo de Dayton, também conhecido como Protocolo de Paris, que foi intermediado pelos Estados Unidos.

Segundo o tratado de paz, o território da Bósnia-Herzegóvina foi dividido em duas unidades de administração.

Uma área, com 51% do território (Federação da Bósnia e Herzegóvina), ficou com a administração dos bósnios muçulmanos e bósnios croatas.

A outra área administrativa (República da Sérvia) possui 49% do território da Bósnia-Herzegóvina e é governada pelos sérvios.

 

Saravejo, após conflitos durante a Guerra da Bósnia

Cidade de Sarajevo, após conflitos durante a Guerra da Bósnia: cenário de destruição.

 

 

 


 

Artigo publicado em 03/07/2019 e atualizado em 02/08/2023


Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).