Causas da Crise do Socialismo

A crise do socialismo ocorreu no final do século XX com o fim da URSS.

Queda do muro de Berlim em 1989: um dos resultados da crise do socialismo
Queda do muro de Berlim em 1989: um dos resultados da crise do socialismo

 

Quando ocorreu

 

No final do século XX, mais precisamente nas décadas de 1980 e 1990, o socialismo entrou numa grave crise conjuntural e estrutural, que levou a União Soviética e os países do leste europeu a abandonarem o socialismo e aderirem ao capitalismo. Várias causas (problemas e dificuldades) podem ser citadas para explicar esse processo, que teve repercussão mundial.

 

Principais causas (dificuldades e problemas) da crise do socialismo no final do século XX:

 

Falta de democracia e concentração máxima de poder político e econômico nas mãos dos líderes do Partido Comunista.

 

Privilégios para os integrantes da burocracia estatal, enquanto grande parte da população recebia o mínimo necessário para sobreviver.

 

Controle total dos meios de comunicação por parte dos governos socialistas. Jornais, rádios e emissoras de TV só podiam transmitir o que era determinado pelo governo, ou seja, quase sempre propaganda política e ideológica do regime.

 

Falta de liberdade religiosa. Por assumirem posições ateias, os governos socialistas dificultavam e, muitas vezes, impediam o exercício da religiosidade da população.

 

Baixos salários recebidos pela população, racionamento de produtos e dificuldades para o consumo.

 

Atraso tecnológico resultante da falta de competição empresarial. Na década de 80, era nítida a defasagem tecnológica dos países socialistas em relação às grandes potências capitalistas (EUA, Japão e Alemanha Ocidental).

 

Elevados investimentos em produção de armamentos, em função da competição gerada pela Guerra Fria, feitos pelos países que adotavam o socialismo, sobretudo pela URSS. Isso gerou redução drástica de investimentos nas áreas sociais e na produção de mercadorias, causando desabastecimentos e grande insatisfação popular.

 

Isolamento econômico dos países socialistas. Com o boicote econômico dos países capitalistas, que teve início após a Segunda Guerra Mundial, os países socialistas ficaram sem acesso aos grandes mercados consumidores do mundo.

 

O sistema político da União Soviética era altamente centralizado e autoritário, com pouco espaço para dissidência ou reforma política. Essa rigidez sufocou a inovação e a capacidade de resposta às necessidades e aspirações mutantes da população.

 

Foto da demolição de uma catedral em Moscou

Demolição de uma catedral em Moscou na década de 1930.

 

 

Foto de um carro Trabant da Alemanha Oriental

Falta de inovação tecnológica foi um dos motivos da crise do socialismo (foto de um automóvel Trabant da Alemanha Oriental).

 

 



Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).