Socialismo e suas principais características

O Socialismo é uma doutrina política e econômica contrária ao capitalismo. Veja abaixo suas principais características.

Karl Marx e Engels: idealizadores do socialismo
Karl Marx e Engels: idealizadores do socialismo

 

O que é (definição)

 

Socialismo é uma doutrina econômica e política que defende o fim da propriedade privada, através da coletivização dos meios de produção, e das classes sociais.

 

Relação do socialismo com o comunismo

 

Do ponto de vista político e econômico, o comunismo seria a etapa final de um sistema que visa à igualdade social e a passagem do poder político e econômico para as mãos da classe trabalhadora. Para atingir este estágio, dever-se-ia passar pelo socialismo, uma fase de transição onde o poder estaria nas mãos de uma burocracia, que organizaria a sociedade rumo à igualdade plena, onde os trabalhadores seriam os dirigentes e o Estado não existiria.

 

Principais características do Socialismo:

 

- Economia planificada e centralizada, com elevada influência e controle do Estado. O governo define preços de produtos e serviços, fixa valores salariais, age na quantidade de produção e formação de estoques, administra o comércio exterior, entre outras ações controladoras.

 

- Os meios de produção são de propriedade, ou controlados, pelo Estado.

 

- O sistema bancário é totalmente estatal. Através dos bancos, o governo controla taxa de juros, tarifas bancárias, financiamentos e aplicação de recursos.

 

- Presença de grande quantidade de empresas estatais, principalmente nos setores de infraestrutura.

 

- Inexistência de concorrência, livre iniciativa e liberdade comercial.

 

- Serviços públicos (educação, saúde, transportes e etc.) geridos pelo governo.

 

- Ideal de inexistência de desigualdades sociais. Porém, nas experiências socialistas que ocorreram na História, 99% da população obtinha renda na mesma faixa (salários praticamente de subsistência). Por outro lado, 1% (integrantes do governo socialista) possuía melhores condições de vida e privilégios.

 

Engels e Marx

Engels e Marx: principais teóricos do socialismo científico.

 

 

Principais correntes socialistas

 

Existem várias correntes do socialismo, entre elas as principais são: socialismo democrático, socialismo árabe, socialismo africano, comunismo, eco-socialismo, social anarquismo, social-democracia, socialismo utópico, socialismo de mercado e socialismo revolucionário.



Países atuais que seguem o socialismo e são unipartidários:

 

- República Popular da China, República Popular Democrática da Coreia (Coreia do Norte), República de Cuba, República Socialista do Vietnã e República Democrática Popular do Laos.

Foto de um prédio da Praça da Revolução em Havana com imagem de Che Guevara
Praça da Revolução em Havana: homenagem ao lider revolucionário socialista Ernesto Che Guevara.



Etimologia (origem da palavra)

 

- A palavra "socialismo" deriva da palavra francesa "socialisme", que significa uma doutrina de organização social, que favorece e coloca em primeiro lugar o coletivo.

 

 

Principais teóricos do Socialismo Científico e suas principais obras:


 - Karl Marx (principal idealizador) – filósofo e sociólogo alemão. Autor de O Manifesto Comunista e O Capital.

 

- Friedrich Engels (coautor de obras com Karl Marx) – industrial, teórico e revolucionário alemão. Autor de O Manifesto Comunista (em parceria dom Marx), A ideologia alemã (em parceria com Marx) e Do socialismo utópico ao socialismo científico.

 

- Karl Kautsky – filósofo, historiador e teórico marxista. Foi autor de A questão agrária e As três fontes do marxismo: A obra histórico de Marx.

 

 

Principais Teóricos da fase inicial do socialismo (socialismo utópico):

 

- Conde de Saint-Simon – filósofo e economista francês. É considerado um dos fundadores do socialismo utópico. Autor de A indústria e O novo cristianismo.

 

- Charles Fourier – economista, filósofo e sociólogo francês. É autor de O novo mundo industrial e societário e A falsa indústria.

 

- Pierre Leroux – filósofo, economista e político francês. É autor de A Nova Enciclopédia.

 

 

Principais Teóricos do Socialismo Cristão:

 

- Robert Lamennais – filósofo e escritor católico francês. Autor de Ensaios sobre a indiferença em matéria de religião considerada em suas relações com a ordem política e civil.

 

- Adolph Wagner – professor universitário, economista, padre e filósofo alemão. Um dos idealizadores do “Socialismo Estatal” ou “Social-estatismo”. Foi o autor de Fundamentos da Economia Política.

 

- Frederick Denison Maurice (conhecido como F. D. Maurice) – teólogo socialista cristão (anglicano). Foi autor de A doutrina do sacrifício e As epístolas de São João.

 

 

Curiosidades

 

- A cor que simboliza e representa o Socialismo é o vermelho.

 

- Os símbolos mais usados para representar o socialismo são: a foice e o martelo cruzados e a estrela de cinco pontas na cor vermelha.

 

- Atualmente, somente Cuba, governada por Miguel Díaz-Canel, mantém plenamente o sistema socialista em vigor. Mesmo enfrentando um forte bloqueio econômico dos Estados Unidos, o governo cubano consegue sustentar o regime, utilizando, muitas vezes, a repressão e o controle político e social.

Foice e martelo, símbolo do Socialismo

Foice e martelo: um dos símbolos mais usados para representar o Socialismo.

 

 

 



atualizado em 19/02/2021

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).