Social-Democracia
A Social-Democracia é um ideologia política considerada de centro-esquerda.
O que é (definição) e origem
A social-democracia é uma ideologia política, social e econômica que surgiu na Europa, na segunda metade do século XIX. Ela tem origem em alguns ideais socialistas, porém de uma forma menos radical e mais transformadora (reformista). Ela ganhou força após a Revolução Russa de 1917, quando muitos políticos e intelectuais socialistas se afastaram do marxismo e dos ideais revolucionários e se aproximaram de propostas mais moderadas e reformistas, dentro do próprio capitalismo, para se atingir a justiça social.
Nessa fase inicial, muitos sociais-democratas defendiam a ideia de que a transição do capitalismo para o socialismo deveria ser feita de forma gradual, através de reformas, seguindo os princípios democráticos. Por isso, foram excluídos e até perseguidos politicamente por regimes autoritários como o nazista na Alemanha e o stalinista na União Soviética.
A expressão “social-democracia” começou a ser usada, em 1848, entre os seguidores do historiador e político socialista francês Louis Blanc, considerado um dos criadores da ideologia social-democrata.
Principais características da social-democracia: princípios, objetivos e ideais:
• Valorização do sistema democrático (democracia representativa através de eleições e voto direto) como único modelo político ideal. Defende processos e práticas democráticas robustas, incentivando a participação de todas as camadas da sociedade na tomada de decisões políticas e sociais.
• Propostas voltadas para a justiça social.
• Aceitação do sistema econômico capitalista e da economia de mercado, adotando, inclusive, ações do liberalismo econômico (pouca participação do governo na economia).
• Os sociais-democratas são favoráveis ao processo de privatização.
• Adoção de projetos e sistemas de distribuição de renda, principalmente através de programas sociais e do desenvolvimento econômico.
• Defesa de políticas públicas voltadas para a melhoria de qualidade de vida dos trabalhadores, na ordem democrática e capitalista. Esse modelo é conhecido, principalmente na Europa, como “Estado de Bem-Estar Social”. O objetivo é garantir que todos os cidadãos tenham acesso a serviços públicos essenciais de qualidade, como educação, saúde e moradia.
• Posição favorável ao multiculturalismo e à economia globalizada.
• A social-democracia é contrária a qualquer tipo de regime político autoritário e ditatorial ou qualquer outra forma que não tenha como princípio fundamental a valorização e o funcionamento dentro da democracia.
• Defesa da promoção de políticas que fomentem um crescimento econômico estável, previnam flutuações econômicas severas e mitiguem o desemprego.
• Atualmente, os sociais-democratas defendem propostas favoráveis à defesa do meio ambiente com foco crescente no desenvolvimento sustentável.
Exemplos de governos social-democratas nas últimas décadas:
No Brasil
Governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002): embora o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) tenha adotado um perfil mais de centro ou centro-esquerda ao longo do tempo, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso foram implementadas várias políticas que podem ser associadas à social-democracia, como programas de estabilização econômica e reformas que visavam a modernização da economia, mas com uma ênfase em programas sociais como o Bolsa Escola, que mais tarde se expandiu para o Bolsa Família sob governos subsequentes.
Na Europa
Suécia (vários períodos ao longo do século XX e XXI): A Suécia é frequentemente vista como um modelo de social-democracia, especialmente sob o longo governo do Partido Social-Democrata Sueco. Políticas como extensivos programas de bem-estar social, uma forte regulamentação do mercado de trabalho e um compromisso com a igualdade de gênero e sustentabilidade ambiental são marcas registradas deste modelo.
Alemanha, Governo de Gerhard Schröder (1998-2005): Schröder, do Partido Social-Democrata da Alemanha (SPD), implementou a "Agenda 2010", uma série de reformas controversas do mercado de trabalho e sistemas de bem-estar. Apesar de controversas, estas reformas visavam modernizar a economia alemã e aumentar sua competitividade.
Reino Unido, Governo de Tony Blair (1997-2007): embora o Novo Trabalhismo de Blair tenha adotado uma abordagem mais centralizada e modernizada do que a tradicional política trabalhista, seu governo implementou políticas que se alinhavam com a social-democracia, como a introdução do salário mínimo, aumento dos gastos com saúde pública e educação, e políticas para reduzir a pobreza infantil.
Rosa Vermelha: símbolo internacional da social-democracia. |
Você sabia?
- Os sociais-democratas estão ou já estiveram presentes recentemente (no pós-guerra) em governos de vários países como, por exemplo, a Alemanha, a Finlândia, a França, Portugal, a Suécia, a Noruega, a Dinamarca e a Espanha.
- Atualmente, um dos principais e mais tradicionais partidos social-democrata da Europa é o SPD (Partido Social-Democrata da Alemanha), fundado em 1875. É um partido que se define como progressista de centro-esquerda.
Logotipo do PSDB, Partido da Social Democracia Brasileira |
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
Vídeo indicado no YouTube: