Glasnost e Perestroika

A Glasnost e a Perestroika foram medidas políticas e econômicas, adotadas na União Soviética, durante o governo Gorbachev.

Gorbachev: responsável pela Glasnost e Perestroika
Gorbachev: responsável pela Glasnost e Perestroika

 

Significado (definição)

 

A Glasnost (transparência, em russo) e a Perestroika (reestruturação, em russo) foram medidas políticas e econômicas adotadas na ex-União Soviética, em meados da década de 1980, durante o governo de Mikhail Gorbachev. Tinham como principais objetivos modernizar e abrir a economia soviética, além de garantir maior abertura política. Estas medidas foram as principais responsáveis pelo fim da União Soviética e do seu sistema político-econômico (socialismo), que vigorava desde a Revolução Russa de 1917. Foram também de fundamental importância para o fim da Guerra Fria.

 

Principais medidas e objetivos:

 

O que foi a Glasnost?

 

Medidas voltadas para reestruturação política, visando à implantação da democracia e a abertura política. A população obteve maior liberdade de expressão e manifestação.

 

• Adoção de política externa mais desmilitarizada. Busca de entendimentos com as potências ocidentais (principalmente EUA), para por fim à Guerra Fria e diminuição de arsenais nucleares. Discussão de propostas de paz.

 

• Tratamento de problemas políticos e éticos dentro do governo. Estas medidas visaram à identificação de atos de corrupção no governo e aumentar a transparência nas instituições e atividades públicas dentro da URSS.

 

• Ações voltadas para a discussão e resolução de conflitos étnicos na URSS.

 

• Encorajava a liberdade de informação e expressão, maior abertura na discussão de problemas sociais e reduzia a censura.

 

 

O que foi a Perestroika?

 

Conjunto de medidas voltadas para a modernização da economia da URSS.

 

• Medidas para diminuir a burocracia na economia.

 

• Abertura econômica e aumento do contato com instituições financeiras internacionais.

 

• Estímulos à abertura de empresas privadas (familiares ou individuais).

 

• Buscava descentralizar a tomada de decisões econômicas para melhorar a eficiência e produtividade.

 

• Aumento da liberdade de empresas para fazer comércio exterior com outras empresas de países capitalistas.

 

• Reformulação jurídica (mudança nas leis) voltada para a ampliação do comércio internacional e funcionamento de instituições financeiras e econômicas.

 

• Estímulos ao surgimento de grupos científicos e técnicos com presença de pesquisadores e engenheiros de países capitalistas. Esta medida visava modernizar as indústrias soviéticas, que se encontravam em defasagem em relação as do ocidente capitalista.

 

Foto de Reagan e Gorbachev conversando

Reagan e Gorbachev num encontro na Islândia (1986): aproximação com o Ocidente, principalmente com os EUA, foi um dos objetivos da Glasnost.

 

 




Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).