A Queda do Muro de Berlim

A Queda do Muro de Berlim ocorreu em 1989 e foi o marco do fim da Guerra Fria e do socialismo no leste europeu.

Queda do Muro de Berlim (9 de novembro de 1989)
Queda do Muro de Berlim (9 de novembro de 1989)

 

História da queda do muro de Berlim 


Quando a Segunda Guerra Mundial terminou, a capital alemã, Berlim, foi dividida em quatro áreas. Estados Unidos, Grã-Bretanha, França e União Soviética passaram a comandar e administrar cada uma destas regiões.




As duas Alemanhas 


No ano de 1949, os países capitalistas (Estados Unidos, França e Grã-Bretanha) fizeram um acordo para integrar suas áreas à República Federal da Alemanha (Alemanha Ocidental). O setor soviético, Berlim Oriental, passou a ser integrado a República Democrática da Alemanha (Alemanha Oriental), seguindo o sistema socialista, pró-soviético.




A construção do muro 


Até o ano de 1961, os cidadãos berlinenses podiam passar livremente de um lado para o outro da cidade. Porém, em agosto de 1961, com o acirramento da Guerra Fria e com a grande migração de berlinenses do lado oriental para o ocidental, o governo da Alemanha Oriental resolveu construir um muro dividindo os dois setores. Decretou também leis proibindo a passagem das pessoas para o setor ocidental da cidade.



O muro, que começou a ser construído em 13 de agosto de 1961, não respeitou casas, prédios ou ruas. Policiais e soldados da Alemanha Oriental impediam e até mesmo matavam quem tentasse ultrapassar o muro. Muitas famílias foram separadas da noite para o dia. O muro chegou a ser reforçado por quatro vezes. Possuía cercas elétricas e valas para dificultar a passagem. Havia cerca de 300 torres de vigilância com soldados preparados para atirar. 



A Queda do muro: o que foi e o que significou


Em 9 de novembro de 1989, com a crise do sistema socialista no leste da Europa e o fim deste sistema na Alemanha Oriental, ocorreu a queda do muro. Cidadãos da Alemanha foram para as ruas comemorar o momento histórico e ajudaram a derrubar o muro. O ato simbólico representou também o fim da Guerra Fria e o primeiro passo no processo de reintegração da Alemanha.

 

Pedaço preservado do antigo Muro de Berlim
Pedaço preservado do Muro de Berlim (foto recente).

 

 

Curiosidade: O que aconteceu com os pedaços do muro de Berlim?

 

• Grande parte do Muro de Berlim foi rapidamente desmantelada e destruída logo após sua queda. O processo de remoção foi tanto um esforço oficial do governo quanto uma ação espontânea de indivíduos (apelidados de "Mauerspechte" ou "pica-paus do muro") que arrancaram partes do muro como souvenires ou símbolos de liberdade.

• Pequenos pedaços do muro foram coletados, e muitos foram vendidos pelo mundo como lembranças. Esses fragmentos, muitas vezes coloridos devido à grafite que cobria o muro, tornaram-se símbolos do fim de uma era.


• Algumas seções maiores foram preservadas como peças de arte ou usadas em exposições. Artistas pintaram em alguns desses segmentos, transformando-os em obras de arte. Esses segmentos podem ser encontrados em vários locais ao redor do mundo, incluindo em museus e espaços públicos.


• Partes do muro foram usadas para criar memoriais e monumentos, tanto em Berlim quanto em outras cidades ao redor do mundo. O mais famoso é a East Side Gallery em Berlim, uma longa seção do muro que foi preservada e adornada com murais por artistas de todo o mundo.


• Certas seções do muro foram preservadas como monumentos históricos. Esses segmentos servem como lembretes do passado e são frequentemente parte de passeios históricos em Berlim. Eles permanecem como símbolos comoventes da divisão e subsequente reunificação da Alemanha.

 

 


 

QUIZ

 

A Queda do Muro de Berlim simbolizou o fim de qual sistema político-econômico no leste europeu?

 








 




Por Jefferson Evandro Machado Ramos

Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).