Guerra da Cisplatina

A Guerra da Cisplatina foi um conflito militar entre o Brasil e as Províncias Unidas do Rio da Prata.

Guerra de Sarandi (12/10/1825) durante a Guerra da Cisplatina.a
Guerra de Sarandi (12/10/1825) durante a Guerra da Cisplatina.a

 

O que foi



Também conhecida como Guerra Argentino-brasileira, a Guerra da Cisplatina foi um conflito militar, que ocorreu entre 1825 e 1828, no território que hoje é o Uruguai. O conflito teve como combatentes o Império Brasileiro contra as Províncias Unidas do Rio da Prata.



Contexto: antecedentes e causas principais



A guerra se deu na esteira da libertação das Províncias Unidas do Rio da Prata (atual Argentina) da Espanha e centrou-se na Bacia do Rio da Prata. Depois de uma série de incidentes de banditismo, o império português invadiu a região em 1816, anexando-a sob o nome de Cisplatina. Ela se tornou parte do Império do Brasil após sua independência, em 1822.



Como foi a guerra



As Províncias Unidas do Rio da Prata não aprovaram a aquisição brasileira de suas terras. Liderados por Juan Antonio Lavalleja e Fructuoso Rivera, lutaram então para tentar restabelecer a soberania sobre a região. Em 1825, um grupo do Banco Oriental se reuniu e reafirmou sua lealdade às Províncias Unidas, declarando sua independência do Brasil. Insatisfeito com esse resultado, o Brasil declarou guerra. Seguiu-se então uma série de batalhas (Ituzaingó, Sarandi, Juncal, Monte Santiago), que se tornaram economicamente exaustivas.

 

Fim da guerra e principal consequência

 

Com a pressão pública para que a guerra chegasse ao fim, o Brasil e as Províncias Unidas assinaram, sob mediação britânica, o Tratado de Montevidéu de 1828, que concedeu independência à Cisplatina como a República Oriental do Uruguai.



Curiosidade histórica:



- O imperador brasileiro na época, D. Pedro I, foi um dos principais líderes e comandantes das forças do Império Brasileiro durante a guerra. A derrota brasileira provocou o enfraquecimento político do imperador, sendo uma das principais causas de sua abdicação em abril de 1831.

 

Imagem da Batalha do Passo do Rosário durante a Guerra da Cisplatina

Batalha do Passo do Rosário (Batalha de Ituzaingó), ocorrida em 20 de fevereiro de 1827, durante a Guerra da Cisplatina.


 

 



Última revisão: 29/09/2020

Revisado por Jefferson Evandro Machado Ramos

Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).