Guerra da Cisplatina
A Guerra da Cisplatina foi um conflito militar entre o Brasil e as Províncias Unidas do Rio da Prata.
O que foi
Também conhecida como Guerra Argentino-brasileira, a Guerra da Cisplatina foi um conflito militar, que ocorreu entre 1825 e 1828, no território que hoje é o Uruguai. O conflito teve como combatentes o Império Brasileiro contra as Províncias Unidas do Rio da Prata.
Contexto: antecedentes e causas principais
A guerra se deu na esteira da libertação das Províncias Unidas do Rio da Prata (atual Argentina) da Espanha e centrou-se na Bacia do Rio da Prata. Depois de uma série de incidentes de banditismo, o império português invadiu a região em 1816, anexando-a sob o nome de Cisplatina. Ela se tornou parte do Império do Brasil após sua independência, em 1822.
Como foi a guerra
As Províncias Unidas do Rio da Prata não aprovaram a aquisição brasileira de suas terras. Liderados por Juan Antonio Lavalleja e Fructuoso Rivera, lutaram então para tentar restabelecer a soberania sobre a região. Em 1825, um grupo do Banco Oriental se reuniu e reafirmou sua lealdade às Províncias Unidas, declarando sua independência do Brasil. Insatisfeito com esse resultado, o Brasil declarou guerra. Seguiu-se então uma série de batalhas (Ituzaingó, Sarandi, Juncal, Monte Santiago), que se tornaram economicamente exaustivas.
Fim da guerra e principal consequência
Com a pressão pública para que a guerra chegasse ao fim, o Brasil e as Províncias Unidas assinaram, sob mediação britânica, o Tratado de Montevidéu de 1828, que concedeu independência à Cisplatina como a República Oriental do Uruguai.
Comandantes brasileiros na guerra:
• Pedro I do Brasil
• Almirante Rodrigo Pinto Guedes
• Marquês de Barbacena
• General Carlos Federico Lecor (Visconde de Laguna)
Curiosidade histórica:
O imperador brasileiro na época, D. Pedro I, foi um dos principais líderes e comandantes das forças do Império Brasileiro durante a guerra. A derrota brasileira provocou o enfraquecimento político do imperador, sendo uma das principais causas de sua abdicação em abril de 1831.
Batalha do Passo do Rosário (Batalha de Ituzaingó), ocorrida em 20 de fevereiro de 1827, durante a Guerra da Cisplatina. |
Revisado por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Bibliografia Indicada
História da Guerra da Cisplatina
Autor: Carneiro, David
Editora: Companhia Editora Nacional