Dom Pedro I

Dom Pedro I foi o primeiro imperador do Brasil e líder do processo de independência brasileiro.

Dom Pedro I: primeiro imperador do Brasil
Dom Pedro I: primeiro imperador do Brasil

 

Quem foi e nome completo



Dom Pedro I foi o primeiro imperador do Brasil. Seu nome completo era Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon. 



Biografia resumida e reinado 


Nasceu na cidade portuguesa de Queluz em 12 de outubro de 1798. Chegou ao Brasil em 1808, com 9 anos, em companhia da mãe, D. Carlota Joaquina, e do pai, D. João VI de Portugal.



Desde criança apresentou forte espírito de liderança. Quando, aos 22 anos, assumiu o governo brasileiro na condição de príncipe regente, agiu como brasileiro visando aos interesses de nosso povo. Também por este motivo, decidiu ficar no Brasil quando a corte portuguesa o chamou de volta a Portugal. Nessa ocasião, conhecida como Dia do Fico (9 de janeiro de 1822), ele demonstrou seu grande amor pelo Brasil, levando-o a proclamar a nossa independência em 7 de setembro de 1822.



Foi imperador do Brasil entre 1822 e 1831. D. Pedro foi o principal responsável pela consolidação da independência brasileira, embora tenha tido um governo bastante tumultuado em função das revoltas e conflitos ocorridos no Brasil durante seu reinado.

 

Em 1824, ele outorgou a primeira Constituição do Brasil, estabelecendo uma monarquia constitucional.



D. Pedro I foi o soberano que abdicou a duas coroas. Herdou do pai a coroa portuguesa, porém renunciou-a em favor da filha, D. Maria da Glória. Para terminar com as lutas entre brasileiros e portugueses e com os conflitos no Brasil, renunciou a coroa brasileira, passando-a ao filho, Pedro de Alcântara, que seria D. Pedro II.



Em Portugal, sua filha, D. Maria da Glória, encontrava-se com problemas na corte, pois seu tio, D. Miguel, tentava apossar-se do trono português. Pedro I correu em socorro da filha, afastando D. Miguel de suas pretensões políticas.

 

Em função da instabilidade política de seu governo e a crise no país, abdicou ao trono em 1831. Após sua abdicação, ele retornou a Portugal, onde se envolveu nas lutas liberais, lutando contra seu irmão Miguel I, que havia usurpado o trono de sua filha, Maria II.



Aos 36 anos, contraiu tuberculose, doença fatal na época. Faleceu em sua cidade natal em 24 de setembro de 1834.

 

Pintura mostrando a abdicação de Dom Pedro I

Abdicação de Dom Pedro I, obra de Aurélio Figueiredo.

 

 

Retrato pintado de Dom Pedro I

Dom Pedro I em 1822 (retrato pintado por Simplício Rodrigues de Sá).

 

 




Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).