Dom Pedro I
Dom Pedro I foi o primeiro imperador do Brasil e líder do processo de independência brasileiro.
Quem foi e nome completo
Dom Pedro I foi o primeiro imperador do Brasil. Seu nome completo era Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon.
Biografia resumida e reinado
Nasceu na cidade portuguesa de Queluz em 12 de outubro de 1798. Chegou ao Brasil em 1808, com 9 anos, em companhia da mãe, D. Carlota Joaquina, e do pai, D. João VI de Portugal.
Desde criança apresentou forte espírito de liderança. Quando, aos 22 anos, assumiu o governo brasileiro na condição de príncipe regente, agiu como brasileiro visando aos interesses de nosso povo. Também por este motivo, decidiu ficar no Brasil quando a corte portuguesa o chamou de volta a Portugal. Nessa ocasião, conhecida como Dia do Fico (9 de janeiro de 1822), ele demonstrou seu grande amor pelo Brasil, levando-o a proclamar a nossa independência em 7 de setembro de 1822.
Foi imperador do Brasil entre 1822 e 1831. D. Pedro foi o principal responsável pela consolidação da independência brasileira, embora tenha tido um governo bastante tumultuado em função das revoltas e conflitos ocorridos no Brasil durante seu reinado.
Em 1824, ele outorgou a primeira Constituição do Brasil, estabelecendo uma monarquia constitucional.
D. Pedro I foi o soberano que abdicou a duas coroas. Herdou do pai a coroa portuguesa, porém renunciou-a em favor da filha, D. Maria da Glória. Para terminar com as lutas entre brasileiros e portugueses e com os conflitos no Brasil, renunciou a coroa brasileira, passando-a ao filho, Pedro de Alcântara, que seria D. Pedro II.
Em Portugal, sua filha, D. Maria da Glória, encontrava-se com problemas na corte, pois seu tio, D. Miguel, tentava apossar-se do trono português. Pedro I correu em socorro da filha, afastando D. Miguel de suas pretensões políticas.
Em função da instabilidade política de seu governo e a crise no país, abdicou ao trono em 1831. Após sua abdicação, ele retornou a Portugal, onde se envolveu nas lutas liberais, lutando contra seu irmão Miguel I, que havia usurpado o trono de sua filha, Maria II.
Aos 36 anos, contraiu tuberculose, doença fatal na época. Faleceu em sua cidade natal em 24 de setembro de 1834.
Abdicação de Dom Pedro I, obra de Aurélio Figueiredo. |
Dom Pedro I em 1822 (retrato pintado por Simplício Rodrigues de Sá). |
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Temas relacionados
Bibliografia e vídeos indicados:
MACAULEY, Neill. Dom Pedro I. São Paulo: Record, 2018.
Vídeo indicado no YouTube:
ARQUIVO CONFIDENCIAL #3: D. PEDRO I, o primeiro imperador do Brasil - Canal História e Tu