História do Japão Antigo

História do Japão Antigo, resumo, períodos históricos, economia, cultura, livro indicado.

Templo budista de Hōryū, construído no período Asuka
Templo budista de Hōryū, construído no período Asuka

 

Introdução

O Japão antigo pode ser dividido em três principais períodos: Jomon (10.000-300 a.C.), Yayoi (300 a.C.-300 d.C.) e Kofun (300-538).

 
Período Jomon


Esse período leva o nome de um tipo de cerâmica encontrada em todo o arquipélago japonês; seu descobridor, o zoólogo Edward Morse, chamou a cerâmica de jomon (“desenhos do cordão”) para descrever os padrões pressionados no barro. Elas apareceu pela primeira vez no norte, em Kyushu. Sua fabricação foi bem desenvolvida, e os trabalhos produzidos possuem diversidade, exuberância e um alto grau de complexidade.


A população do período Jomon vivia principalmente da caça, da pesca e da coleta de nozes e raízes comestíveis. Os grandes assentamentos encontrados nesse período mostram o cultivo de certos tipos de culturas, como o inhame e o taro, provavelmente originários do continente.  


A tecelagem de fibras ainda era desconhecida, embora algumas cestas tenham sido encontradas pelos arqueólogos. As roupas, por sua vez, eram feitas em grande parte de cascas de árvore. A ornamentação do corpo incluía pulseiras feitas de conchas, brincos de pedra ou argila, e colares e enfeites de cabelo, pedra, osso e chifre.  


Não havia nenhum rito elaborado de enterramento e os mortos eram sepultados em um pequeno buraco escavado perto da residência. Às vezes eram enterrados com os joelhos levantados ou com uma pedra presa ao peito, um procedimento de significado provavelmente religioso.  


 
Período Yayoi


A cultura Yayoi surgiu em Kyushu, espalhando-se gradualmente para o leste e subjugando a cultura Jomon, até chegar aos distritos do norte de Honshu. Seu nome deriva de uma região em Tóquio onde, em 1884, desenterrou-se uma cerâmica diferente da do período anterior. Esta era queimada em temperaturas mais elevadas e, além disso, não possuía muita decoração, pois tinha uso prático. Estava sempre acompanhada por objetos de metal e era associada ao cultivo irrigado de arroz. Culturalmente, esse período representa um avanço notável em relação ao anterior.


Nessa época também tem início a difusão de machados, facas, foices e enxadas, pontas de flechas e espadas. Os objetos de bronze são variados, incluindo alabardas, espadas, lanças, taku (objetos devocionais) e espelhos. As alabardas, espadas e lanças parecem ter sido valorizadas como objetos preciosos e não por sua utilidade prática.


O cultivo de arroz é uma das principais características desse momento. Vestígios de arrozais foram encontrados perto de locais de assentamentos em vários distritos, junto com canais de irrigação equipados com barragens e drenos, mostrando que as técnicas de fabricação e manutenção de arrozais estavam bastante avançadas. De um modo geral, os assentamentos desse período foram construídos em terras aluviais baixas para facilitar a irrigação dos campos, mas posteriormente foram construídos em terrenos altos, talvez por uma questão de defesa estratégica.  


Com o desenvolvimento do conhecimento de têxteis, o tecido passou a ser confeccionado em teares primitivos, usando fibras vegetais.
Os mortos eram enterrados em grandes urnas de barro ou caixões de pedra, e seus túmulos eram geralmente marcados por montes de terra ou círculos de pedras. Posteriormente, passaram a ser identificados por um dólmen.  


 
Período Kofun


Trata-se da era mais antiga da história registrada no Japão, quando ele passa a ser unificado sob um único reino. O símbolo do crescente poder dos novos líderes do Japão foram os túmulos kofun, construídos em larga escala, daí o nome do período.


Há um grande desenvolvimento cultural, com forte influência da península coreana. Da China, o budismo e o sistema de escrita foram introduzidos perto do final do período. Aqui o clã Yamato sobe ao poder no sudoeste, estabelecendo a Casa Imperial e controlando as rotas comerciais em toda a região.  


 
Fontes


http://www.cosmovisions.com/ChronoJapon.htm
https://en.wikipedia.org/wiki/Kofun_period
https://en.wikipedia.org/wiki/History_of_Japan
https://www.britannica.com/place/Japan/History
https://www.ancient.eu/japan/