Coluna Prestes

A Coluna Prestes foi um movimento militar e político, liderado por Luís Carlos Prestes, entre 1924 e 1927, e ligado ao tenentismo.

Núcleo de comando da Coluna Prestes
Núcleo de comando da Coluna Prestes

 

O que foi (definição histórica)

 

A Coluna Prestes foi um movimento político, liderado por militares, contrário ao governo da República Velha e às elites agrárias. Este movimento ocorreu entre os anos de 1925 e 1927. Teve este nome, pois um dos líderes do movimento foi o capitão Luís Carlos Prestes. 



Causas principais

 

A principal causa foi a insatisfação de parte dos militares (tenentismo) com a forma que o Brasil era governado na década de 1920: falta de democracia, fraudes eleitorais, concentração de poder político nas mãos da elite agrária, exploração das camadas mais pobres pelos coronéis (líderes políticos locais).




Objetivos principais da Coluna Prestes:

 

• Percorrer grande parte do território brasileiro (principalmente interior), incentivando a população a se rebelar contra o governo e as elites agrárias. O objetivo era derrubar o governo do presidente Arthur Bernardes.

 

• Implantar o voto secreto e o ensino fundamental obrigatório no Brasil. Também defendiam a implantação de um sistema de saúde público que pudesse atender a população carente.

 

• Acabar com a miséria e a injustiça social no Brasil.

 

• A Coluna Prestes defendia uma melhor distribuição de terras no Brasil, dando mais oportunidades para os pequenos agricultores. Ou seja, eram favoráveis a implantação da Reforma Agrária no Brasil.

 

• Defender a liberdade política e a democracia.



Como foi o movimento: principais características

 

Os integrantes da Coluna Prestes percorreram cerca de 25 mil quilômetros pelo interior do território brasileiro. O núcleo fixo tinha cerca de 200 homens, porém em vários momentos da caminhada o movimento chegou a contar com cerca de 1400 pessoas (militares e simpatizantes do movimento).

 

Os integrantes da Coluna Prestes passam e paravam nas cidades. Conversavam com as pessoas e faziam a propaganda contra o governo federal, mostrando as injustiças sociais da época e defendendo reformas políticas e sociais.

 

O movimento teve início na cidade de Alegrete (sul do Rio Grande do Sul) e após dois anos e meio e percorrer 11 estados, terminou dividido. Um grupo foi para a Bolívia, enquanto outro para o Paraguai.



Principais consequências

 

Embora não tenha conseguido derrubar o governo, a Coluna Prestes foi um movimento que enfraqueceu politicamente a República Velha, abrindo caminho para a Revolução de 1930 que levou Getúlio Vargas ao poder.



Curiosidades históricas:

 

- Com o término do Movimento, Luís Carlos Prestes foi estudar marxismo na Bolívia em 1928. Foi morar na União Soviética em 1931. Retornou ao Brasil, de forma clandestina, em dezembro de 1934.

 

- Com o movimento, Luís Carlos Prestes ganhou o apelido de “Cavaleiro da Esperança”.

 

- Outro líder importante do movimento foi o militar e revolucionário brasileiro Miguel Costa.

 

Cartaz de divulgação da Coluna Prestes

Cartaz de divulgação da Coluna Prestes.

 

Foto antigo de vários homens na frente de uma casa de barro. Os homens usam chapéus.

Integrantes da Coluna Prestes

 

 

QUIZ

 

Os integrantes da Coluna Prestes defendiam qual tipo de voto?

 






 

 



Revisado por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).