Governo JK e suas realizações

Juscelino Kubitschek foi o 21º presidente do Brasil e seu governo foi marcado por amplo desenvolvimento econômico e industrial, além da construção de Brasília.

Construção de Brasília: a principal obra do governo JK
Construção de Brasília: a principal obra do governo JK

 

Período de governo

 

Juscelino Kubitschek de Oliveira foi eleito presidente do Brasil nas eleições de 1955, tendo João Goulart (Jango) como vice-presidente. Assumiu o governo no dia 31 de janeiro de 1956, ficando no poder até 31 de janeiro de 1961, quando passou o cargo para Jânio Quadros.

 

As principais realizações, características e fatos ocorridos no governo JK

 

 

1. Plano de Metas 

 

No começo de seu governo, JK apresentou ao povo brasileiro o seu Plano de Metas, cujo lema era “cinquenta anos em cinco”. Pretendia desenvolver o país cinquenta anos em apenas cinco de governo. O plano consistia no investimento em áreas prioritárias para o desenvolvimento econômico, principalmente, infraestrutura (rodovias, hidrelétricas, aeroportos) e indústria (principalmente automobilística). Neste plano, JK criou a SUDENE (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste) para desenvolver esta região do Brasil.


2. Desenvolvimento industrial na Era JK

 

Foi na área do desenvolvimento industrial que JK teve maior êxito. Ele abriu a economia para o capital internacional e, desta forma, atraiu o investimento de grandes empresas. Foi no governo JK, que entraram no país grandes montadoras de automóveis como, por exemplo, Ford, Volkswagen, Willys e GM (General Motors). Estas indústrias instalaram suas filiais na região sudeste do Brasil, principalmente, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e ABC (Santo André, São Caetano e São Bernardo). As oportunidades de empregos aumentaram muito nesta região, atraindo trabalhadores de todo Brasil. Este fato fez aumentar o êxodo rural (saída do homem do campo para as cidades) e a migração de nordestinos e nortistas, de suas regiões, para as grandes cidades do Sudeste.

 

3. Construção de Brasília: a nova capital

 

Além do desenvolvimento do Sudeste, a região Centro-Oeste também cresceu e atraiu um grande número de migrantes nordestinos. A grande obra de JK foi a construção de Brasília, a nova capital do Brasil. Com a transferência da capital do Rio de Janeiro para Brasília, JK pretendia desenvolver a região central do país e afastar o centro das decisões políticas de uma região densamente povoada. Com capital oriundo de empréstimos internacionais, JK conseguiu finalizar e inaugurar Brasília, em 21 de abril de 1960.

 

Foto mostrando a construção do Palácio do Planalto em Brasília

Construção de Brasília: um dos principais feitos do governo JK.

 

4. Governabilidade

 

Juscelino Kubitschek foi um hábil negociador político. Conseguiu governar estabelecendo boas relações com o Congresso Nacional. Fez também acordos políticos com diversos movimentos políticos e sociais, mesmo sendo de posições e ideais diferentes. Esta forma de governar possibilitou uma administração com certa estabilidade na condução do país.

 

JK também estabeleceu acordos políticos com representantes das elites rurais e urbanas do Brasil. Seu partido era o PSD (Partido Social Democrático) que era muito representativo na zona rural. Tinha também o apoio do PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) que era muito influente na zona urbana.

 

 

Balanço do governo JK: aspectos positivos e negativos

 

A política econômica desenvolvimentista de Juscelino apresentou pontos positivos e negativos para o nosso país. A entrada de multinacionais gerou empregos; porém, deixou nosso país mais dependente do capital externo. Os investimentos concentrados na industrialização deixou de lado a zona rural, prejudicando o trabalhador do campo e a produção agrícola. O país ganhou uma nova capital, porém a dívida externa, contraída para esta obra, aumentou significativamente. A migração e o êxodo rural descontrolados fizeram aumentar a pobreza, a miséria e a violência nas grandes capitais do sudeste do país.

Dia da posse de Juscelino Kubitschek

Dia da posse de Juscelino Kubitschek (fonte: Arquivo Nacional do Brasil).

 

 

QUIZ

 

Qual era o nome do plano de desenvolvimento do governo JK?

 






 

 


 

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).