Canto Gregoriano
O canto gregoriano é um canto litúrgico católico que surgiu na Idade Média.

O que é
O canto gregoriano é um canto litúrgico da Igreja Católica Apostólica Romana, que surgiu na Europa durante a Idade Média. O canto gregoriano foi institucionalizado, no século VI, na liturgia católica pelo Papa Gregório I (dai a origem do nome deste canto).
Um dos principais objetivos do canto gregoriano foi transmitir o evangelho, valores cristãos e crenças, através do canto. Desta forma, a missa católica ficava mais atraente e interessante para os cristãos da Idade Média. Função um tanto parecida com a instalação de vitrais, pinturas e esculturas dentro das igrejas e catedrais medievais.
Embora tenha surgido e se desenvolvido na Idade Média, o canto gregoriano ainda é cantado por diversos grupos musicais (religiosos ou laicos) em diversas partes do mundo.
Principais características do canto gregoriano:
- O canto gregoriano é uma monodia. Geralmente é cantado em uma só voz ou por um grupo (coro), sem instrumentos musicais (a capella) e sem acompanhamento de outras melodias. Em algumas situações, um órgão pode ser utilizado, que sustenta uma nota musical por um período longo.
- Temática exclusivamente cristã.
- O canto gregoriano é cantado em latim.
- Cantado geralmente em igrejas e catedrais. Utiliza a acústica do ambiente para ressaltar as vozes e criar um efeito sonoro especial.
- Geralmente sua estrutura acompanha a liturgia da missa católica (introito, aleluia, ofertas e comunhão).
- Grande parte do reportório de canto gregoriano medieval é anônima, ou seja, não sabemos os autores. O que sabemos é que grande parte deles foi escrita por monges, que viviam enclausurados nos mosteiros europeus da Idade Média.
![]() |
O canto gregoriano ainda é cantado por monges em igrejas e mosteiros. |
atualizado em 04/10/2020
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
O canto gregoriano
Autor: Alves, João
Editora: Loyola