Idade das Trevas

Leia no texto abaixo o que foi a Idade das Trevas e suas características.

Construção de uma torre na Idade Média
Construção de uma torre na Idade Média

 

Introdução - o que é



A expressão Idade das Trevas para se referir à Idade Média foi muito utilizada no passado. Alguns historiadores usaram esta expressão, pois tinham como referências a cultura greco-romana e da época do Renascimento.

 

De acordo com estes historiadores, a Idade Média foi uma época com pouco desenvolvimento cultural, pois a cultura foi controlada pela Igreja Católica. Afirmavam também que praticamente não ocorreu desenvolvimento científico e técnico, pois a Igreja impedia estes avanços ao colocar a fé como único caminho a seguir.

 

O problema do uso da expressão "Idade das Trevas"

 

Porém, a partir da segunda metade do século XX, com novos estudos históricos sobre a cultura e ciência da Idade Média, houve uma nova visão sobre este período e o termo foi sendo abandonado. Alguns historiadores chegaram a conclusão que o desenvolvimento cultural e científico foi muito rico durante a época Medieval.

 

Ocorreram avanços científicos e técnicos (exemplo da arquitetura). As Universidades Medievais foram ricos centros de produção de conhecimentos e debates. 

 

Atualmente, o uso do termo “Idade das Trevas” é considerado preconceituoso e também incorreto, pois desqualifica a cultura, a ciência e a arte da Idade Média. 

 

Imagem medieval de uma reunião na Universidade de Paris

Universidades se desenvolveram durante a Baixa Idade Média em quase todas as grandes cidades da Europa. Na imagem acima uma reunião de doutores na Universidade de Paris. Os estudos e as ciências se desenvolveram na Idade Média, logo é incorreto chamá-la de "Idade das Trevas".

 

 

 

 

 



Última revisão: 16/10/2020

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).