Tito Lívio
Tito Lívio foi um historiador romano da Antiguidade.

Quem foi
Tito Lívio (em latim Titus Livius) foi um importante historiador romano que viveu na época da Roma Antiga. Nasceu por volta do ano 59 a.C. na cidade de Pádua (atual Itália). Faleceu por volta do ano 17 d.C. na mesma cidade em que nasceu.
Principal obra de Tito Lívio
Sua obra principal é História de Roma (Ab Urbe condita libri) que conta a história de Roma desde a sua fundação (por volta de 753 a.C.) até a morte do imperador romano Nero Cláudio Druso (9 a.C.).
Esta obra, composta de 142 livros, é uma das principais fontes históricas para o estudo da Roma Antiga (Monarquia, República e fase inicial do Império). Tito Lívio começou a escrever esta obra por volta do ano 27 a.C. Nos livros que chegaram até nós, é possível conhecer o período das grandes conquistas do Império Romano, com destaque para grandes guerras e batalhas. São relatadas nesta obra as conquistas da Gália Cisalpina, da Grécia, da Macedônia, além da Segunda Guerra Púnica (contra os cartagineses).
Principais características do estilo da obra de Tito Lívio
De acordo com especialistas em literatura antiga, Tito Lívio tinha um estilo de escrita suave, fluente e agradável ao leitor. Tito Lívio buscou escrever os fatos históricos de forma interessante e não para privilegiar o aspecto científico do relato histórico, como fez o historiador grego Tucídides, na obra sobre a História da Guerra do Peloponeso (entre Esparta e Atenas no século V a.C.).
Um defensor do imperador e do poder imperial?
Outro ponto importante e polêmico de sua obra é a posição que assume diante do poder do imperador e da organização e funcionamento do império romano. Alguns estudiosos de Tito Lívio diziam que sua obra legitimava o poder imperial em Roma. Baseavam-se, principalmente, na boa relação que Tito Lívio tinha com Augusto. Porém, podemos encontrar em sua obra algumas críticas ao poder do império e sua forma de governo. É também perceptível a inclinação de Tito Lívio para o sistema político da República Romana.
|
Tito Lívio: sua obra é de grande importância para o estudo de Roma Imperial. |
Última revisão: 27/11/2020
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
.