Tácito
Tácito foi um importante historiador da Roma Antiga.
Quem foi
Cornelius Tácito foi um dos mais importantes historiadores romanos da Antiguidade. Atuou também como cônsul, governador e senador durante o Império Romano. Destacou-se pela escrita de várias obras biográficas, históricas e etnográficas.
Tácito nasceu no ano 55 e faleceu entre o ano de 117 e 120.
Biografia resumida
Desconhecemos quase tudo sobre sua vida pessoal. O que sabemos é que foi um aristocrata, pois desempenhou atividades ligadas a altos postos da administração do Estado. Um dos seus amigos principais, Plínio, o Jovem, diz que Tácito começou sua vida profissional em um fórum romano. Transformou-se num famoso e respeitado advogado.
Seu trabalho como historiador
Tácito escreveu sobre vários acontecimentos ocorridos no Império Romano. Descreveu as intrigas, assassinatos, conflitos, escândalos e todo tipo de horrores, que aconteciam na corte de Roma, capital do Império Romano.
O próprio história diz que lamentava ter que falar sobre todos esses problemas, quando gostaria de estar relatando as grandes conquistas territoriais, vitórias em guerras e feitos importantes dos governantes romanos de tempos anteriores.
Os escritos de Tácito são de extrema importância para entendermos o funcionamento da administração do Império Romano e a decadência da corte imperial.
Na obra de Tácito, se destaca também a importância dada à descrição da personalidade e comportamento das pessoas que faziam parte do governo romano.
Tácito fornece um exame crítico da ideologia imperial romana. O seu cepticismo quanto à concentração do poder nas mãos do imperador e à erosão dos valores republicanos oferece uma contra-narrativa à descrição geralmente favorável do sistema imperial em outas fontes contemporâneas.
Foi muito rigoroso no uso da documentação. Como fontes de pesquisa, Tácito utilizou a tradição oral, os boatos, documentos históricos oficiais e obras editadas.
Principais obras de Tácito:
- Anais (obra que conta a vida de imperadores romanos como César Augusto, Tibério e Nero).
- Histórias (vai do ano dos quatro imperadores até a chegada de Vespasiano ao poder).
- Diálogo sobre os oradores.
- Sobre a vida de Júlio Agrícola.
- Sobre a origem e território dos germânicos.
Tácito: foi historiador, cônsul e senador romano. |
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Bibliografia Indicada
Tradição e Renovações da Identidade Romana Em Tito Lívio e Tácito
Autor: Marques, Juliana Bastos
Editora: Apicuri