Planeta Marte

Marte é um planeta rochoso localizado no Sistema Solar.

Foto do planeta Marte
Foto do planeta Marte

 

Dados gerais de Marte

 

Marte é o quarto planeta em distância em relação ao Sol e pode ser visualizado sem ajuda de telescópio do planeta Terra. Tem uma atmosfera rarefeita e assemelha-se à Terra em vários aspectos. Sua atmosfera é formada de elementos tais como: gás carbônico, nitrogênio, argônio e oxigênio.

 

A temperatura média de Marte é de aproximadamente 59 graus Celsius negativos. Nos últimos anos tem sido o planeta mais estudado por agências espaciais do mundo todo, pois existem planos de buscar algum tipo de vida em marte e também projetos futuros e estudos para colonizar Marte. Grande parte destes projetos espaciais pertence à NASA.

 

Água em Marte?


No ano de 2000, surgiu a primeira evidência de que havia água em Marte. Foram encontrados sinais de erosão no território marciano, indicando a existência de canais de água no subsolo marciano. Também foram encontradas amostras de gelo em Marte. Estes indícios aumentaram a esperança de que, futuramente, a NASA poderia enviar naves espaciais tripuladas para Marte, com o objetivo de colonizar o planeta vermelho. A água seria essencial para este propósito.

 

Existe Vida em Marte?


As sondas enviadas pela NASA já fotografaram e examinaram milhares de substâncias em solo marciano. Após análises de diversos cientistas do mundo todo, ainda não podemos afirmar com segurança sobre a existência de vida em Marte. A existência de água em território marciano abre uma grande possibilidade dessa teoria ser comprovada, já que a água é a principal fonte para a existência de vida. Novos estudos e projetos poderão futuramente esclarecer mais sobre este polêmico tema.

 

Por que Marte possui coloração avermelhada?

 

Isso ocorre, pois na superfície deste planeta existem grandes quantidades de silicatos (minerais). Em reação com o oxigênio, estes minerais oxidam (enferrujam), ficando com vermelho.

 

Cratera Korolev em Marte

Cratera Korolev na superfície de Marte: a área branca é uma camada de gelo profunda.


O clima no planeta Marte

 

Temperatura


Marte é muito mais frio do que a Terra. As temperaturas médias na superfície ficam em torno de menos 80 graus Fahrenheit (menos 60 graus Celsius), com temperaturas de inverno nos polos caindo para menos 195 graus Fahrenheit (menos 125 graus Celsius). No entanto, perto do equador, as temperaturas diurnas durante o verão podem atingir até 20 graus Celsius, mas caem para cerca de menos 73 graus Celsius à noite.



Atmosfera


Marte tem uma atmosfera muito fina, cerca de 100 vezes menos densa do que a da Terra. Essa atmosfera fina não consegue reter calor, levando a rápidas flutuações de temperatura. Também significa que Marte está menos protegido contra radiação solar e raios cósmicos.



Estações do Ano


Como a Terra, Marte tem estações devido à inclinação do seu eixo de rotação. No entanto, como Marte leva quase o dobro do tempo para orbitar o Sol, suas estações duram cerca de duas vezes mais.



Eventos Climáticos


Marte experimenta eventos climáticos, mas eles são diferentes dos da Terra. Por exemplo, tem tempestades de poeira que podem variar de tempestades locais a eventos que cobrem todo o planeta. As maiores delas podem ocultar toda a superfície.



Gelo de Água e Geada


Marte possui calotas polares que crescem e recuam com as estações variáveis. Essas calotas são feitas de gelo de água e dióxido de carbono congelado ("gelo seco"). Geadas também são vistas em altitudes e latitudes mais elevadas.



Sem Água Líquida


Devido à baixa pressão atmosférica e às temperaturas, a água líquida atualmente não pode existir na superfície de Marte por qualquer duração significativa. A água é encontrada apenas na forma de gelo ou em vapor.



Duração do Dia


Um dia marciano (sol) é ligeiramente mais longo do que um dia terrestre, durando aproximadamente 24 horas e 39 minutos.

 

 

Principais características de Marte (dados físicos e orbitais):



Distância do Sol: 228.000.000 km (média)


Duração do ano: 687 dias terrestres


Duração do dia: 24h36min


Diâmetro: 6.794 km


Massa: cerca de 642 bilhões de bilhões de toneladas (0,107 vezes a massa da Terra).


Satélites conhecidos: 2.


Velocidade orbital média: 24,13 km/s.

Inclinação orbital: 1,85°


Inclinação do eixo: 25,19°


Gravidade: cerca de 37,9% a do planeta Terra (0,379 x Terra).


Você sabia?

 

- A distância entre Marte e a Terra é de, aproximadamente, 56,3 milhões de km.

 

- Cerca de 96% da atmosfera do planeta Marte é composta por dióxido de carbono. O restante é de Nitrogênio (cerca de 2,7%) e Argônio (cerca de 1,6%).

 

Foto do solo do planeta Marte

Solo do planeta Marte: foto tirada pela sonda espacial Spirit.