Arenização do solo

Arenização do solo é um processo em que ocorre a formação de bancos de areia no solo.

Arenização no sudoeste do Rio Grande do Sul
Arenização no sudoeste do Rio Grande do Sul

 

O que é (definição)


Arenização é um processo que ocorre no solo, a partir da formação de bancos de areias (areais).

 

Principais causas (naturais e humanas):

 

Uma das causas é a ação de ventos e chuvas, principalmente, em regiões de clima subtropical úmido com chuvas constantes. A água e o vento deslocam os sedimentos (areia), gerando a formação de dunas (bancos de areias).

 

•  O processo de arenização do solo também é favorecido pela erosão provocada por enxurradas. Como exemplo deste processo, com estas causas, podemos citar a região sudoeste do estado do Rio Grande do Sul.

 

A arenização por ação natural ocorre, principalmente, em áreas com relevo favorável a sua formação. Este relevo geralmente consiste na presença de uma área elevada ao lado de outra baixa e plana. Esta topografia facilita a erosão e o transporte, através da ação hídrica, dos sedimentos da área alta para a baixa.

 

Outra causa é a ação humana. A retirada de vegetação (desmatamento), em áreas de solo arenoso, também pode gerar a arenização do solo.

 

Atividades de mineração, especialmente mineração ao ar livre e de faixa, podem perturbar significativamente a estrutura do solo, levando à erosão e à perda de solo fértil superficial.

 

Práticas como o cultivo excessivo, o uso excessivo de fertilizantes químicos e pesticidas e a seleção inadequada de culturas podem degradar a saúde do solo, reduzir seu conteúdo de matéria orgânica e aumentar a vulnerabilidade à erosão.



Consequências:

 

A deposição de areia no solo dificulta o desenvolvimento e fixação da vegetação, gerando áreas extensas sem cobertura vegetal, semelhantes a desertos.

 

A arenização pode ser considerada um problema ambiental, quando provocada por ação humana. Isto ocorre, pois ela pode gerar a desestabilização de ecossistemas e a extinção de espécies animais e vegetais.

 

O solo de áreas que sofrem o processo de arenização fica pobre em nutrientes, impossibilitando a prática da agricultura.

 

Foto mostrando a arenização do solo

Imagem mostrando a Arenização do solo.

 

 

Diferença entre arenização de desertificação:

 

A arenização ocorre em áreas de clima subtropical úmido. Já a desertificação é um processo típico, principalmente, de regiões de climas árido e semiárido. Como exemplo deste segundo caso, podemos citar a caatinga no Nordeste brasileiro.

 

 



Artigo revisado por Marcia Rodrigues - Professora de Geografia - Graduada pela Universidade de Guarulhos (2005).