Conservação do Solo

Saiba o que é conservação do solo e sua importância para o meio ambiente.

Curvas de nível: ótimo sistema para evitar a erosão e conservar o solo
Curvas de nível: ótimo sistema para evitar a erosão e conservar o solo

 

O que é (definição)

 

Quando o solo não recebe tratamento adequado ele pode perder suas propriedades naturais e se tornar infértil. Para sua conservação, várias medidas podem ser tomadas.


Principais sistemas de conservação do solo:


 

1. Conservação da vegetação nativa

 

Uma das mais importantes medidas para conservar o solo é não praticar o desmatamento. A vegetação natural possui características que conservam o solo.

 

2. Combate à erosão

 

Feito através do sistema de curvas de nível. Valetas em sentido circular são feitas no solo de regiões altas (montanhas, morros, serras). Estas valetas absorvem a água, evitando assim as enxurradas que levam as terras.


3. Reflorestamento

 

A falta de vegetação pode facilitar a ocorrência da erosão. Com a plantação de árvores em regiões que sofreram desmatamento, evita-se a erosão. O eucalipto e o pinheiro são as árvores mais utilizadas neste processo, pois suas raízes “seguram” a terra e absorvem parte da água.

 

4. Rotação de cultura

 

A área de plantações pode ser dividida em partes, de maneira que uma delas ficará sempre descansando. As outras partes recebem o plantio de culturas diferentes. Após a colheita, ocorre uma rotação, sendo que a parte que havia descansado recebe o plantio e uma que foi usado vai para o descanso. Desta forma, evita-se o desgaste da terra (perda de nutrientes), dificultando sua infertilidade.

 

5. Terraceamento

 

Neste sistema são construídos, principalmente em morros e montanhas, terraços em formato de degraus nivelados. Este sistema contribui para reduzir o processo de erosão hídrica provocado por chuvas.

 

6. Quebra-ventos

 

Plantar árvores ou arbustos como quebra-ventos ajuda a reduzir a erosão pelo vento, proteger a estrutura do solo e conservar a umidade.

 

7. Agrofloresta


Integrar árvores ou arbustos nos sistemas agrícolas ajuda a melhorar a saúde do solo, aumentar a biodiversidade e promover sustentabilidade geral.

 

 

Imgem mostrando espécies de degraus na costa de uma montanha

Sistema de Terraceamento: muito usado para evitar a erosão em morros e montanhas.



Você sabia?

 

- Comemora-se em 15 de abril o Dia da Conservação do Solo.

 

- A ONU (Organização das Nações Unidas) decretou 2015 como sendo o Ano Internacional dos Solos. O objetivo da organização foi despertar a atenção de todos para a importância da preservação dos solos e de seu uso de forma correta.

 

Reflorestamento com bambu

Reflorestamento é uma das melhores ações para garantir a conservação do solo.

 

 



Por Equipe Sua Pesquisa

Revisado por Marcia Rodrigues - Professora de Geografia - Graduada pela Universidade de Guarulhos (2005)