Zigurate

O Zigurate era um templo em formato de pirâmide com função religiosa na Mesopotâmia.

Ruínas de um zigurate
Ruínas de um zigurate


O que era

 

O zigurate era uma espécie de templo construído pelos assírios, babilônios e sumérios, povos da Antiga Mesopotâmia.

 

Principais características dos zigurates:

 

A construção de zigurates representava uma conquista arquitetônica significativa. Eles exigiam conhecimento avançado em materiais (como tijolos de barro e, mais tarde, tijolos cozidos), princípios estruturais e organização de mão de obra.



Esta construção tinha o formato de uma pirâmide, porém com a presença de espécies de degraus. O número de camadas variava, mas normalmente iam de dois a sete níveis.

 

Os zigurates possuíam de 3 a 6 andares. Eram construídos de pedra ou de tijolos cozidos ao Sol.

 

A entrada era feita através do topo do templo, sendo que o acesso ocorria através de uma rampa espiralada, construída nas paredes externas do zigurate.



Sua função religiosa era muito importante, pois os antigos mesopotâmicos acreditavam que os zigurates serviam de morada para os deuses.

 

Através destas construções, acreditavam que os deuses estariam mais perto da sociedade. Logo, somente os sacerdotes poderiam acessar as partes internas do zigurate. O cume do zigurate, que era alcançado por uma série de rampas ou escadas, frequentemente abrigava um santuário ou templo.

 

Além de seu papel religioso, os zigurates também serviam como símbolos culturais do poder e prosperidade das cidades-estado. Eles desempenhavam um papel na identidade da cidade-estado e de seus habitantes.



Curiosidades:

 

- A "Torre de Babel" era, na verdade, um zigurate vertical de aproximadamente 90 metros de altura. Foi construído durante o reinado do imperador babilônico Nabucodonosor II.

 

- Os zigurates foram criados pelos sumérios.

 

Foto do Zigurate da cidade de Ur

Zigurate da cidade de Ur após reconstrução.

 

 

Foto de uma construção grande de tijolos na cor marrom e formato triangular

Zigurate de Susa (Irã)

 

 

 



Atualizado em 30/01/2024

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).