Animais Domésticos
Os cães e gatos são os principais exemplos de animais domésticos.
O que são (definição) e outras informações
Animais domésticos são aqueles que possuem características apropriadas para a convivência com os seres humanos. Foram, com o passar do tempo, sendo domesticados pelas pessoas e se acostumaram a viver em casas e apartamentos. São muito procurados, pois oferecem companhia para as pessoas de todas as idades.
Os animais domésticos necessitam, de acordo com a espécie, de cuidados especiais. Quando adoecem ou necessitam de vacinas, devem ser levados ao médico especialista em animais: o veterinário.
Não devemos confundir animais domésticos com animais exóticos (lagartos, cobras, aranhas e etc.). Estes últimos estão sendo criados por muitas famílias dentro de casa, porém podem oferecer riscos para as pessoas e também para o meio ambiente. Quando soltos em habitats que não são os seus, podem gerar um desequilíbrio ecológico na região.
Exemplos de animais domésticos
- Cachorros: são os mais comuns na maioria dos países. Crianças e adultos adoram, pois grande parte das raças de cachorros possui a característica de serem excelentes companheiros. Muitas raças também são usadas como cães de guarda.
- Gatos: vivem muito bem em casas e apartamentos. Possuem um sendo de independência e gostam de liberdade.
- Pássaros: muitas pessoas discordam do uso de pássaros como animais domésticos, pois muitos mantém estes presos em gaiolas. Desta forma, retiram do animal aquilo que ele tem de mais precioso: a liberdade de voar. As pessoas que possuem estes animais em casa costumam admirar muito sua beleza física e seu canto. Canários, pássaros-pretos, sabias, araras e papagaios são os mais procurados. Muitas aves são protegidas por leis ambientais, pois estão sofrendo risco de extinção, e não devem ser mantidas em casas.
- Peixes: são criados em aquários e muito utilizados para ornamentação doméstica.
- Tartarugas aquáticas de água doce: são geralmente criadas em aquários específicos para elas.
- Cágados e jabutis: geralmente são criados soltos no quintal das casas.
- Porquinho da Índia: são criados em gaiolas também apropriadas e específicas para a espécie.
- Coelhos: como animais domésticos, são conhecidos por sua natureza sociável e requerem um manuseio delicado. Eles prosperam em ambientes tranquilos e precisam de uma dieta rica em feno e vegetais. Atualmente existem rações específicas para os coelhos.
- Hamster: são roedores de origem asiática e africana. São criados em pequenas gaiolas com acessórios, que os mantém em atividade física. Embora sejam silvestres, estão sendo criados em residências como animais de estimação.
O cachorro ainda é o animal doméstico mais preferido pelas pessoas (foto: cão maltês). |
Importante:
Antes de comprar e criar um animal doméstico é de extrema importância pegar orientações com um veterinário. Este profissional irá passar informações importantes sobre os cuidados, alimentações e outras informações para manter o animal em casa, oferecendo a ele as condições de vida adequadas.
Gato e cachorro: os animais domésticos mais comuns nas casas do mundo todo. |
Você sabia?
Gatos domésticos calmos são chamados popularmente e carinhosamente de bichanos.
Gato doméstico: muito comum nas grandes cidades. |
|
Calopsita (Nymphicus hollandicus): ave também conhecida como caturra, é um animal de estimação cada vez mais comum no Brasil. |
Bibliografia Indicada
Vídeo indicado no YouTube:
LHAMAS, PORQUINHOS-DA-ÍNDIA, CHINCHILAS E MAIS! VEJA OS ANIMAIS DOMÉSTICOS DA AMÉRICA DO SUL! BICHO - CANAL ANIMAL TV