Culinária da Região Nordeste
A culinária da Região Nordeste do Brasil é rica e caracterizada pelo uso de ingredientes locais como mandioca, carne-seca, peixe, camarão, leite de coco e dendê, destacando pratos icônicos como acarajé, moqueca e baião de dois.
Principais características da culinária nordestina:
A culinária nordestina foi formada através da influência das culinárias portuguesa, indígena e africana. A mistura de sabores e temperos foi sendo, gradualmente, formada durante o período colonial.
Os pratos da culinária da região Nordeste caracterizam-se pela presença marcante de temperos fortes e apimentados.
Carne seca (carne de sol ou jabá), peixes e frutos-do-mar são presenças marcantes quase obrigatórias na culinária da região Nordeste.
Os pratos típicos da culinária nordestina são: moqueca, vatapá, buchada de bode, acarajé, sarapatel, sururu, baião de dois, bolo de rolo e panelada (feito com bucho de boi cozido e condimentos).
No café da manhã é comum a presença da tapioca (feita com farinha de mandioca) e o cuscuz (feito com farinha de milho e leite).
Como no Nordeste é grande a produção de cana-de-açúcar, o melado é muito usado na elaboração de pratos doces. A rapadura também é muito produzida e consumida na região.
As frutas tropicais (manga, caju, abacaxi, acerola, etc) são muito usadas na produção de doces (compotas) e também consumidas in natura.
A canjica, feita no Nordeste com milho, é uma espécie de pudim, também muito consumida como sobremesa.
Acarajé: prato típico da culinária nordestina, principalmente no estado da Bahia. Ele é um bolinho feito com massa de feijão, recheado com camarões, frito no óleo de dendê. |
Por Equipe Sua Pesquisa
Bibliografia e vídeos indicados:
Vídeo indicado no YouTube:
Culinária Brasileira: comida nordestina! Canal Terra Negra