Cultura Italiana

Conheça os principais aspectos da cultura da Itália: costumes, moda, música, cinema, religião e artes.

Dança popular italiana
Dança popular italiana

 

Introdução 


Conhecer a cultura italiana é importante para nós brasileiros, pois muitos imigrantes da Itália chegaram ao Brasil entre o final do século XIX e começo do século XX. Estes imigrantes trouxeram a cultura italiana para, principalmente, as regiões sul e sudeste do Brasil.


PRINCIPAIS ASPECTOS E CARACTERÍSTICAS DA CULTURA ITALIANA


 

1 - Língua Italiana


A língua italiana tem sua origem no latim, língua oficial do Império Romano. Porém, vale ressaltar que existem vários dialetos na Itália como, por exemplo, o sardo, o napolitano e o toscano. A língua italiana foi de fato oficializada com o processo de unificação do país em 1861 e a formação do Estado-Nação.

 

2 - Música


A Itália tem uma rica tradição musical, pois foi um dos principais berços da ópera, com destaque para compositores como Rossini, Puccini e Verdi. Atualmente a música pop italiana e o estilo romântico italiano fazem muito sucesso dentro e fora do país.

 

3 - Artes


A Itália é repleta de museus de arte. As artes romana e renascentista se destacam no país. Podemos dizer que a arte italiana influenciou vários artistas e estilos artísticos durante a história.

 

4 - Culinária


A culinária italiana é famosa e se espalha pelos quatros cantos do mundo. Os pratos típicos são as massas como, por exemplo, nhoque, ravióli, capeletti, canelone e lasanha. A pizza também é uma marca registrada da culinária italiana. Os molhos, principalmente os que usam o tomate, também são destaques, pois usam temperos diversos e enriquecem o sabor de outros pratos.

Lasanha e macarronada

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Lasanha e macarronada: dois pratos típicos da culinária italiana.

 

 

 

 

 

 

 



5 - O futebol


O futebol, chamado de cálcio na Itália, é o principal esporte do país. Os italianos são considerados torcedores apaixonados e os jogos costumam encher os estádios.

 

6 - Cinema


O cinema é muito valorizado na Itália, que já produziu filmes ganhadores de vários prêmios internacionais. O principal gênero do cinema italiano é a comédia. Os anos dourados do cinema italiana foram entre as décadas de 1950 e 1980. Neste período, podemos destacar cineastas como, por exemplo, Vittorio De Sica, Federico Fellini, Sergio Leone, Michelangelo Antonioni e Dario Argento.

 

7 - Religião


A Itália é um país composto por maioria católica. Vale lembra que toda estrutura da Igreja Católica Apostólica Romana encontra-se no Vaticano. Grande parte dos italianos é praticante da religião católica. As igrejas são encontradas em grande quantidade nas cidades.

 

8 - Moda


Outro forte aspecto da cultura italiana é a moda. O país é considerado um dos principais polos de produção de moda do mundo com destaque para a cidade de Milão. A Vogue Itália é considerada uma das principais revistas de moda da atualidade. Podemos destacar estilistas italianos famosos como, por exemplo, Giorgio Armani, Versace, Gucci, Valentino entre outros.

 

9 - Carnaval italiano

 

O Carnaval é uma festa popular muito tradicional na Itália, porém ele é muito diferente do Carnaval Brasileiro. Originário do século XV, o carnaval italiano é caracterizado pelo uso de máscaras. Há também o desfile de grandes carros (são chamados de "triunfos") e música carnavalesca italiana.


Italiano com máscara e roupa antiga no Carnaval italiano

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Carnaval da Itália: uso de máscaras é uma das principais características.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Curiosidade:


- O povo italiano é conhecido por ser alegre, divertido e muito comunicativo. Gostam muito de dançar, cantar, conversar e fazer festas. Falam alto, geralmente gesticulando com as mãos, e adoram reunir a família para os tradicionais almoços de domingo.

 

 

Última revisão: 17/09/2020
___________________________________

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).