Folia de Reis

Tradição cultural e religiosa popular no Brasil, que celebra a visita dos Três Reis Magos ao menino Jesus, com músicas, danças e desfiles de grupos de foliões.

Folia de Reis: festa popular brasileira
Folia de Reis: festa popular brasileira

 

O que é


A Folia de Reis, também conhecida como Reisado, é uma festa popular brasileira de caráter religioso (católico). Também considerada de caráter folclórico (espécie de folguedo), ela é realizada entre o período do Natal até o Dia de Reis (6 de janeiro). Na Folia de Reis, grupos organizados de pessoas saem pelas ruas da cidade, visitando as casas e tocando músicas populares e entoando cânticos bíblicos em homenagem aos reis magos e ao nascimento de Jesus. Junto com os músicos vão pessoas vestidas com roupas de personagens ligados ao tema da festa.

 

Origem

 

Alguns aspectos tradicionais da Folia de Reis foram trazidos para o Brasil no final do período colonial (provavelmente no começo do século XIX), pelos portugueses. Porém, de acordo com estudiosos da cultura popular, esta festa tem sua origem na Espanha.

 

A porta de entrada foi o nordeste brasileiro. Porém, em nosso país a Folia de Reis ganhou traços culturais particulares, incorporando aspectos da cultura brasileira. Um destes exemplos está presente na música, com a presença das batidas típicas dos tambores africanos. Vale dizer também que a Folia de Reis possui traços particulares em cada região do Brasil.



Principais cidades que realizam a Folia de Reis:

 

Exemplos de cidades brasileiras em que a Folia de Reis é tradicional: Sabará (MG), Parati (RJ), Sorocaba (SP), Rio de Janeiro (RJ), Rubim (MG), Teresópolis (RG), Quirinópolis (GO), São João d’Aliança (GO), Presidente Olegário (MG), Salvador (BA), Guaxupé (MG), Nova Fátima (GO) e Rio das Flores (RJ).



Principais personagens da Folia de Reis:

 

• Três reis magos: representam os reis magos que visitaram Jesus e o presentearam com incenso, ouro e mirra.

 

• Mestre palhaço: responsável pela animação da festa, através de danças, pulos e brincadeiras.

 

• Coro: canta as músicas, louvores e entoações de cânticos religiosos.

 

• Mestre (também conhecido como embaixador): responsável pela organização da festa.

 

• Bandeireiro: espécie de porta bandeiras da festa. A bandeira geralmente é feita com tecido brilhante e tem a imagem dos três reis magos estampas.

 

• Festeiro: é em sua casa que geralmente ocorre a cerimônia da “tirada da bandeira”.

 

• Banda musical: músicos uniformizados tocando violão, sanfona, zabumba, pandeiro, surdo, caixa, triângulo e flauta.

 

Pintura representando a Folia de Reis

Pintura do século XVIII representando a Folia de Reis

 

 

Importância cultural

 

A Folia de Reis é também um rico elemento do folclore brasileiro, com suas lendas, tradições e simbolismos próprios.

A festa de Folia de Reis é vista como uma importante forma de preservação da cultura e tradições locais, muitas vezes passadas de geração em geração.

 

 




Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).