Folclore Goiano

O folclore de Goiás é repleto de lendas, danças e festas tradicionais.

Festa do Divino: manifestação do folclore goiano
Festa do Divino: manifestação do folclore goiano

 

Principais características do folclore de Goiás:


O folclore goiano é muito rico em lendas, contos, danças, festas populares, folguedos e personagens folclóricos. A cultura popular em Goiás é valorizada e mantida, principalmente, através das tradições e literatura oral nas áreas interiores do estado.

 

O folclore goiano apresenta uma rica e bela mistura das culturas dos diversos povos que formaram a população brasileira (portugueses, índios e negros).  Aspectos religiosos (principalmente católicos), tradições populares e elementos simbólicos destas diversas culturas se fundiram a imagem e ao espírito criativo do povo goiano para compor o folclore de Goiás.



Principais festas populares realizadas em Goiás:


- Festa do Divino Espírito Santo: festa religiosa católica dedicada ao Divino Espírito Santo.

- Festa do Morro: festa popular que ocorre na cidade de Pirenópolis. Em homenagem e agradecimento a santa Nossa Senhora do Rosário, os fiéis sobem o morro onde fica a igreja da santa, para pagar as promessas pelas bençãos conseguidas.

- Cavalhadas: encenação da luta entre cristãos e mouros na Idade Média.

- Festa de São Sebastião: festa popular em homenagem ao santo católico São Sebastião.

- Encontro de Violeiros: em diversas cidades goianas, estes encontros celebram a música de raiz e a cultura sertaneja, com apresentações de violeiros e poetas.

- Festa de Nossa Senhora d'Abadia: em distritos como Muquém e Romaria, esta festa religiosa atrai devotos para homenagear a santa padroeira com procissões e missas.

- Folia de Reis: festa popular em homenagem aos três reis magos.

 

Foto da Cavalhada com cavaleiros de trajes azul e vermelho

Cavalhada: importante festa popular do folclore goiano.

 

 

Principais lendas e mitos do folclore goiano:


Romãozinho


Romãozinho era um menino negro que vivia aprontando. Gostava muito de passar o dia judiando de pequenos animais. Roubava ovos dos ninhos, arrancava pernas das formigas e maltratava outros somente por prazer.

Certo dia sua mãe fez um delicioso quitute de galinha e pediu para o filho levar para o pai que estava trabalhando. Resmungando, Romãozinho pegou o caminho da roça onde o pai trabalhava. No caminho parou na estrada e comeu tudo. Embrulhou os ossos e levou para o pai que ao receber ficou revoltado. O menino disse que a mãe havia dado a comida a um homem que sempre ia à casa deles, tendo intimidades com a mãe, quando o pai saia para trabalhar.

Então, o pai foi para casa e matou a esposa a facadas, enquanto o menino observava tudo e se divertia.

De acordo com a lenda, nos últimos instantes de vida, a mãe jogou uma maldição no menino, que desapareceu depois do ocorrido. Ele vive nas estradas assombrando viajantes, jogando pedras em telhados e soltando cavalos.

 

 

Outras lendas do folclore goiano:


- Velho do saco: homem idoso, sujo e malvado que pega crianças desobedientes para levar para longe de suas casas. Lenda contada no passado pelos pais para assustar as crianças, fazendo-as obedecerem suas ordens no lar.


- Tereza Bicuda: mulher má que maltratava a mãe. Depois de morta, passou a atormentar pessoas que passam na região da serra onde foi enterrada.  



Principais danças folclóricas:

- Catira

- Recortado

- Tambor

 

 

Outras manifestações folclóricas populares em Goiás:

- Folguedos e autos

- Malhação e queima de Judas

- Cavalhadas

- Cantigas de Roda  

 

 

Você sabia?

Pirenópolis é uma das cidades onde mais ocorrem eventos e festas folclóricas no estado de Goiás. Este município histórico fica situado na região central do território goiano.

 

 


Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).