Civilização

Civilização é um grau de desenvolvimento cultura de um povo.

Civilização grega: uma das mais importantes da antiguidade
Civilização grega: uma das mais importantes da antiguidade

 

O que é (definição)



Civilização é o estágio de desenvolvimento cultural em que se encontra um determinado povo. Este desenvolvimento cultural é representando pelas técnicas dominadas, relações sociais, crenças, moral, cultura material, fatores econômicos e criação artística.

 

Principais características de uma civilização:


O desenvolvimento de uma civilização ocorre lentamente, logo é um processo. Vários fatores podem influenciar no desenvolvimento de uma civilização como, por exemplo, recursos naturais de uma região, clima, proximidade com outra civilização, liderança exercida por um determinado período, etc.

 

Uma civilização pode ser movida pela vontade, de seu povo ou liderança, de acumular riquezas, obter conhecimentos úteis, dominar militarmente outras regiões ou até mesmo buscar a qualidade de vida para as pessoas.

 

Apresentam desenvolvimento de linguagem escrita para comunicação, registro e administração.

 

Estabelecem redes de comércio, com troca de bens e ideias com regiões e culturas distantes.

 

Apresentam avanços em ferramentas, técnicas e conhecimento que atendem às necessidades da sociedade e estimulam o desenvolvimento adicional.




Exemplos de civilizações na História



Durante a história, tivemos o desenvolvimento de diversas civilizações com características diferentes.



A civilização egípcia, por exemplo, caracterizou-se pela concentração de poder e riquezas materiais nas mãos do faraó (governante do Egito Antigo). Desenvolveram vários conhecimentos com objetivo religioso (preservar o corpo e as riquezas para uma vida após a morte).



A civilização grega se desenvolveu com intuito de aprimorar as capacidades intelectuais, físicas e políticas. Neste contexto, desenvolveram a democracia, as artes, o teatro e muito mais.



A civilização romana dedicou-se ao domínio militar de amplas regiões, como forma de obter poder econômico. Para dominar e organizar as províncias, desenvolver um complexo sistema de leis. Também criaram técnicas de batalha e armamentos sofisticados para a época.

 

Maquete da cidade de Roma Antiga

Roma Antiga: outro exemplo de civilização da Antiguidade.

 

 




Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).