Geografia da África do Sul

Características da Geografia da África do Sul, relevo, clima, vegetação, rios, recursos minerais, resumo, dados

Cordilheira do Drakensberg na costa oriental da África do Sul
Cordilheira do Drakensberg na costa oriental da África do Sul

 

Geografia da África do Sulse

 

 

Limites geográficos: 

 

Namíbia, Botswana, Zimbabue, Moçambique e Suazilândia ao Norte. Sudeste banhada pelo Oceano Índico e Sudoeste banhada pelo Oceano Atlântico.

 

 

Território

 

A África do sul está localizada na região sul do continente africano. Possui uma costa bem extensa, com cerca de 2.500 km de litoral. 

 

A costa sul-africana é banhada a leste pelas águas do Oceano Índico e a oeste pelas águas do Oceano Atlântico. 

 

Em tamanho de território, a África do Sul fica na 25ª posição, com área de 1.221.037 km². 

 

 

Relevo

 

Na região oeste até o centro do país encontra-se um vasto planalto com duas importantes cadeias de montanhas. O Karoo que é uma região semidesértica e a Cordilheira do Drakensberg localiza-se paralelamente a costa oriental.

 

 

Vegetação

 

A vegetação da África do Sul é bem diversificada. A região oeste e central apresenta pastagens e savanas. Nas áreas de deserto, encontramos as estepes. No sul apresenta-se a vegetação mediterrânea. Há também presença de florestas tropicais, principalmente, nas regiões próximas a rios.

 

 

Clima

 

O clima predominante na África do Sul é o semiárido, porém encontramos o clima subtropical na costa oriental do país e o mediterrânico no extremo sul. 

 

 

Rios

 

O território sul-africano é cortado por diversos rios, sendo que os mais importantes são: Incomati, Fish, Limpopo, Maputo e Vaal.

 

 

Recursos Minerais

 

O subsolo da África do Sul é rico em minérios como, por exemplo, ouro, diamante, carvão mineral, ferro, manganês, níquel, cromo, estanho, urânio, platina, cobre e gás natural