Bandeira da África do Sul

Informações sobre a origem da bandeira, significado das cores e principais características.

Bandeira da África do Sul hasteada
Bandeira da África do Sul hasteada

 

História da bandeira da África do Sul


A bandeira atual da África do Sul foi adotada em 27 de abril de 1994, logo após o fim do regime do apartheid. A bandeira antiga foi substituída pela atual, pois muitos consideravam que a antiga representava o antigo regime de conotação racista.

 

Após o fim do apartheid, houve um concurso para o desenho e escolha de uma nova bandeira nacional. Porém, nenhum modelo foi aceito pela comissão encarregada de aprovar a nova bandeira. Com a aproximação da posse de Nelson Mandela, adotou-se de forma temporária o modelo de bandeira desenhado por Frederick G. Brownell. Após Mandela tomar posse, verificou-se que grande parte da população tinha aprovado a nova bandeira e resolveu-se torná-la oficialmente a bandeira nacional da África do Sul.

 

Significado da bandeira


Em seis cores (preta, amarela, verde, branca, vermelha e azul), a bandeira da África do Sul apresenta no centro um "Y" deitado. Este "Y" simboliza a convergência em uma só nação, após o regime de apartheid. A cor vermelha simboliza o sangue. A cor azul representa o céu. O verde simboliza a terra da África do Sul coberta por rica vegetação. A cor preta representa os cidadãos negros e o branco os de cor branca. A cor amarela simboliza o ouro, minério muito presente em solo sul-africano.

 

As cores também podem ser atribuídas a união dos povos que fizeram parte da história da África do Sul. As cores preta, verde e amarela faziam parte da bandeira do Congresso Nacional Africano (partido que representava a maioria negra na época do apartheid). Já as cores vermelha, azul e branca fazem parte das bandeiras do Reino Unido e Holanda (países que colonizaram a região no passado).

 

Proporção

 

A bandeira sul-africana possui proporção de 2:3. Logo, se ela for confeccionada com 2 metros de largura, deverá ter 3 metros de comprimento.

 

Bandeira Nacional da África do Sul

Bandeira Nacional da África do Sul.

 

 

Dia da bandeira

 

A África do Sul celebra o Dia da Bandeira Nacional em 20 de abril de cada ano. O dia comemora a primeira vez que a bandeira do país foi hasteada, em 20 de abril de 1994.

 

 

Você sabia?

 

De acordo com a legislação sul-africana, a bandeira do país deve ser tratada com respeito e dignidade em qualquer local exposta. Uma das leis diz que a bandeira nunca pode tocar o chão, nem ser utilizada como toalha, cortina ou algo do tipo.

 

 

 

QUIZ

 

O que simboliza a cor verde na bandeira da África do Sul?

 






 

 

 



Atualizado em 10/07/2023

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).