Língua Francesa

O francês é uma língua de origem latina.

Língua Francesa: uma das mais faladas no mundo
Língua Francesa: uma das mais faladas no mundo

 

Dados e Informações sobre o francês



A Língua Francesa é falada em mais de 30 países, a qual é oficial nas agências ONU (Organização das Nações Unidas) e em várias outras organizações internacionais. Além do mais, ela conta com cerca de 137 milhões de falantes nativos e mais de 500 milhões que a falam como segunda língua no mundo. Contudo, a Língua Francesa é uma das mais ensinadas no mundo, perdendo apenas para o Inglês. Aproximadamente, 210 milhões de pessoas aprendem, atualmente, o francês como idioma estrangeiro. De acordo com dados de 2022, o francês era a 6ª língua mais falada no mundo.



Origem e história da língua francesa



Antigamente, no território francês, eram falados muitos dialetos, assim como também ocorreu em muitas línguas. No entanto, a língua a qual se firmou em torno da França foi Île-de-France, que era uma região próxima de Paris, tornando-se o que era conhecido como franciano, onde logo depois fora consagrada como a Língua Francesa, ou seja, o conhecido francês.


Existem vários documentos e registros históricos de diferentes linhas dessa língua: francês antigo, francês médio e posteriormente o francês moderno que percorre até os dias atuais. É importante dizer também que a Língua Francesa deriva do latim, que era falado no Império Romano. Porém, vale destacar que muitas palavras do vocabulário francês têm origem no latim, mas também na linguagem românica.

É importante destacar que a França foi um dos principais países, que promoveram a política do neocolonialismo da segunda metade do século XIX. Várias regiões da Ásia e, principalmente, da África foram colonizadas pelos franceses. A língua, assim como vários aspectos culturais, foram implantados em território africano. Isto explica o fato de muitos países africanos falarem o francês e a possuírem como língua oficial.

 

Retrato do rei Francisco I da França

Rei Francisco I da França: tornou o francês a língua oficial do Reino da França em 1539.

 



Países onde a Língua Francesa é falada atualmente:



- França

- República Democrática do Congo

- Canadá

- Madagáscar

- Costa do Marfim

- Guiné

- Guiné Equatorial

- Camarões

- Mônaco

- Burkina Faso

- Mali

- Senegal

- Bélgica

- Ruanda

- Haiti

- Suíça

- Burundi

- Togo

- República Centro-Africana

- Gabão

- Comores

- Djibouti

- Líbano

- Luxemburgo

- Guadalupe

- Martinica

- Vanuatu

- Seychelles



Assim como em outras culturas, a Língua Francesa é a principal segunda língua utilizada pelos habitantes nos seguintes países:


- Argélia

- Tunísia

- Maurícia

- Marrocos

- Mauritânia



Vale ressaltar ainda que, no Canadá, as línguas francesa e inglesa são oficiais no país. Isso faz com que todos os produtos, atas do parlamento e serviços sejam oferecidos nas duas línguas oficiais.


Como sempre existiu grande diversidade regional e cultural na França, foram se formando vários dialetos (variantes da língua) desde a Idade Média. Até os dias atuais estes dialetos existem e são encontrados em território francês, em áreas próximas à França, ou territórios colonizados pelos franceses na segunda metade do século XIX.



Exemplos de dialetos franceses:


- Francês belga

- Francês suíço

- Francês quebequense (dialeto francês falado na província canadense de Québec).

- Francês acadiano

- Francês cajun (dialeto francês falado no estado da Louisiana, sul dos EUA).

- Francês parisiense

- Francês marselhês


Qual a importância de aprender francês na atualidade?

 

O francês é falado em muitos países, em diferentes continentes, incluindo França, partes do Canadá, Bélgica, Suíça e várias nações africanas. Saber francês pode enriquecer grandemente as experiências de viagem nessas regiões, permitindo uma imersão cultural mais profunda, facilitando a navegação e possibilitando interações mais significativas com os locais.


Proficiência em francês pode ser um ativo significativo em várias áreas profissionais, como negócios internacionais, diplomacia, academia e turismo. Muitas empresas multinacionais e organizações internacionais, incluindo as Nações Unidas e a União Europeia, usam o francês como uma língua de trabalho.


O francês é a língua de muitos autores, filósofos e artistas renomados. Aprender francês abre o acesso a uma riqueza de literatura, cinema, música e arte em sua língua original, permitindo um entendimento mais autêntico e matizado.


O francês é uma língua importante na academia. Ter proficiência em francês pode proporcionar acesso a instituições educacionais prestigiadas na França e em outros países francófonos. Além disso, pode ser benéfico para a pesquisa, já que muitos trabalhos acadêmicos significativos, especialmente nas humanidades e ciências sociais, são publicados em francês.

 

 




Curiosidades


- A Língua Francesa é bastante semelhante as línguas românicas, o que quer dizer que ela parece muito com as línguas que são originárias da américa latina (espanhol e português).


- A Língua Francesa é flexionada.


- Alguns verbos são indicados segundo seus verbos auxiliares.


- Assim como a consoante “M” é nasal na nossa língua portuguesa falada no Brasil, na Língua Francesa também é.


- Mais um dado curioso em relação à Língua Francesa é que ela já foi muito utilizada na diplomacia para assuntos internacionais. Isso ocorreu, principalmente, no século XIX. No século XX, este posto foi sendo tomado pela língua inglesa.