Língua Alemã

A língua alemã é um idioma germânico amplamente falado na Europa Central, conhecido por sua gramática complexa, estrutura composta de palavras longas e rica literatura.

Língua alemã: uma das mais faladas na Europa
Língua alemã: uma das mais faladas na Europa


Dados principais e informações interessantes:

 

A língua alemã é encontrada especialmente na Europa Central, sendo oficial e considerada a mais falada na Alemanha, Áustria, Suíça, entre outros (veja lista abaixo). O alemão, como é conhecido a denominação de idioma, é uma das línguas mais vitais no mundo e a mais falada nativamente na União Europeia. Diferente da língua francesa que é a mais falada das línguas românicas, a Língua Alemã é a mais falada das línguas de origem germânica, ou seja, da família indo-europeia.

Entre os dados importantes relacionados a essa língua, pode-se observar o número de 90 a 95 milhões de pessoas que a tem como língua nativa; de 10 a 15 milhões que a tem como segunda língua; e ainda de 75 a 100 milhões que a estudam como língua estrangeira. Além disso, ela é a terceira língua mais ensinada nos Estados Unidos e também na União Europeia.

 

Origem e história

Durante a migração dos povos bárbaros foram se criando vários dialetos regionais. Devido ao fato desses mesmos dialetos serem de difícil compreensão, não havia padronização até que Martinho Lutero – grande figura da reforma protestante – traduziu a Bíblia Sagrada com ajuda de Johannes Gutenberg e a partir daí a língua ficou mais fácil de ser padronizada por se tornar bastante conhecida.

Assim como em toda e qualquer língua, ela sempre tem suas origens e dialetos formados a partir de outros povos e outras línguas, contudo, na Língua Alemã a história também se repete. O alemão descende das línguas indo-europeias e inúmeras palavras foram se formando a partir do latim e do grego, e algumas outras foram derivadas a partir do francês e do inglês. Contudo, pode-se afirmar ainda que o alemão é um idioma pluricêntrico, o que significa que ele é uma língua com inúmeras versões, seguindo e respeitando uma variedade nacional de cada país onde é falado.

 

Países onde a Língua Alemã é falada:

 

- Alemanha

- Áustria

- Suíça

- Luxemburgo

- Liechtenstein

- Itália

- Bélgica

- Romênia

- Regiões da Alsácia e Lorena (França)

- Dinamarca

- República Tcheca

- Eslováquia

- Polônia

- Lituânia

- Eslovênia



Curiosidades sobre o alemão:

 

- A língua alemã é escrita em alfabeto latino.

- Assim como o português, o idioma alemão já sofreu reforma ortográfica, porém ano de 1996.

- Em seu alfabeto, a língua alemã conta com 26 letras padronizadas.

- O alemão é uma língua flexionada que permite relações gramaticais por meio de afixos e por flexão do radical.

- No Brasil, há uma grande quantidade de comunidades (de origem alemã) que falam a língua alemã, especialmente na região Sul. Entre estas cidades, podemos citar: Pomerode, Jaraguá do Sul, Blumenau, Brusque, Rolândia, Santa Cruz do Sul, entre outras.

- Na gramática, os adjetivos e os artigos são denominados pelo substantivo.

- No estado do Espírito Santo, a língua alemã foi instituída como patrimônio cultural do estado com a PEC 11/2009.

- Entre vários nomes importantes na história do mundo da música clássica, alguns deles têm a língua alemã como nativa. Entre eles, podemos citar os músicos Mozart, Beethoven e Liszt. Os escritores Goethe, Schiller, Hesse, Heine. Entre os físicos, matemáticos, químicos, psicanalistas, biólogos, sociólogos e filósofos ou pensadores: Albert Einstein, Max Planck, Alfred Wegener, Röntgen, Mendel, Herschel, Schrödinger e Gauss.



Exemplos de algumas palavras em alemão:

 

- Amor = liebe

- Mãe = mutter

- Pai = vater

- Casa = haus

- Escola - schule

- Natureza = natur

- Educação = bildung

- Rua = straße (lemos strasse)

- Música = musik

- Cachorro = hund

- Futebol = Fußball

 

 

Você sabia?

 

Várias palavras de origem alemã foram incorporadas ao vocabulário da língua portuguesa

 

Exemplos:



- Hambúrguer: originário da cidade alemã de Hamburgo, refere-se ao popular prato de carne moída.


- Blitz: termo usado para descrever uma operação policial rápida e surpresa, originalmente significando "relâmpago" em alemão.


- Kitsch: usado para descrever arte, objetos ou design considerados de gosto duvidoso ou excessivamente sentimental.


- Poltergeist: usado para descrever um tipo de fenômeno sobrenatural ou fantasma que supostamente causa perturbações físicas.

 

 



Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).