História da Alemanha
A história da Alemanha é marcada por sua unificação em 1871, duas guerras mundiais no século XX, a divisão e reunificação em 1990, além de seu papel central na União Europeia moderna.
O início da colonização
A região da Alemanha foi inicialmente habitada por tribos finesas e, em seguida, pelos celtas. Porém, estes últimos foram expulsos para regiões ocidentais pelas tribos germânicas (bárbaros) que chegaram ao território por volta de 800 a.C. Por volta do século V, os alamanos (povo germânico) que viviam na fronteira da Alemanha com a França, migraram para a região do atual território alemão.
Reino Franco
O mais poderoso dos estados, fundado na Gália pelos germânicos no início da Idade Média, o reino dos francos, foi erguido por Carlos Magno.
Após o tratado de Verdun (845), passou a existir o reino da Germânia. Independente, este reino tornou-se uma monarquia eletiva (o monarca é escolhido através do voto e seu cargo e vitalício).
O Império Romano Germânico
Em 936, o imperador germânico Otão, o Grande (Otto I), conquistou regiões na Itália, aumentando sua influência junto ao estado papal. Usou este poder para fazer-se coroar imperador. A Alemanha passou a ser chamada de Sacro Império Romano-Germânico.
A autoridade dos imperadores germânicos, na Idade Média, era apenas simbólica, pois a Alemanha passou a ser apenas uma espécie de estado feudal. Os senhores feudais possuíam o poder de fato na região, decidindo sobre as ações políticas, jurídicas e econômicas em seus feudos.
Otto I: primeiro imperador romano-germânico. |
A Reforma Protestante
A Reforma Protestante, iniciada por Martinho Lutero em 1517, foi outro evento significativo que não só mudou a paisagem religiosa da Alemanha, mas também teve efeitos profundos na política, economia e sociedade europeias. A publicação das Noventa e Cinco Teses de Lutero desafiou a Igreja Católica e levou ao estabelecimento de igrejas protestantes.
Durante o século XVI, a Alemanha foi abalada pelas lutas religiosas. Seu território foi praticamente dividido em duas partes: Alemanha do Norte (protestante) e Alemanha do Sul (católica).
O século XVII
A Guerra dos Trinta Anos, de 1618 a 1648, devastou grande parte do Sacro Império Romano-Germânico, com a Alemanha se tornando o principal campo de batalha. A Paz de Vestfália, que encerrou a guerra, lançou as bases para o moderno sistema de estados-nação.
Confederação do Reno
No começo do século XIX a região foi conquistada pelos franceses sob o comando de Napoleão Bonaparte. O sacro Império Romano Germânico foi abolido e em seu lugar foi criada a Confederação do Reno, dissolvida pelo Congresso de Viena e reconstituída em novas bases com o nome de Confederação Germânica (1815).
Unificação da Alemanha
No final do século XIX a Alemanha foi unificada, formando um estado, com a atuação diplomática do chanceler Otto von Bismarck.
Alemanha no século XX e participação nas guerras mundiais
Entre os anos de 1914 e 1918, a Alemanha, em conjunto com o Império Austro-Húngaro e Itália, formaram a Tríplice Aliança na Primeira Guerra Mundial. Derrotada, a Alemanha, condenada, pelo Tratado de Versalhes, a pagar os prejuízos de guerra, perdeu territórios e teve suas forças armadas reduzidas.
Guilherme II foi o último imperador alemão. Seu reinado terminou em 1918, após a derrota da Alemanha na Primeira Guerra Mundial. |
Na década de 1930, Hitler assumiu o poder na Alemanha e implanta o nazismo. Investiu pesado no militarismo, conduzindo a Alemanha, em 1939, à Segunda Guerra Mundial, em conjunto com Itália e Japão. Mais uma vez derrotada, a Alemanha saiu arrasada do conflito.
Após a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha foi dividida em duas partes: Alemanha Ocidental (capitalista) e Alemanha Oriental (socialista). A reunificação ocorreu apenas em 1990, com a queda do Muro de Berlim e a crise do socialismo.
Atualidade
Atualmente, a Alemanha é um país democrático e com uma economia forte. Integrante da União Europeia, é um dos países mais desenvolvidos do mundo. A forma de governo atual é a república federal parlamentarista (o chefe de governo é o primeiro-ministro).
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
COSSERON, Serge. Alemanha - da divisão à reunificação. São Paulo: Ática, 2012.
Vídeo indicado no YouTube:
A História da Alemanha - Canal Impérios AD