Primeira Guerra Mundial

A Primeira Guerra Mundial foi o primeiro conflito armado de grandes proporções e de nível mundial. Ocorreu entre 1914 e 1918 e teve sérias consequências na história do século XX.

Soldados numa trincheira durante a Primeira Guerra Mundial
Soldados numa trincheira durante a Primeira Guerra Mundial

 

Principais Aspectos da Primeira Guerra Mundial

 



1 - A Política de Alianças



Os países europeus começaram a fazer alianças políticas e militares desde o final do século XIX. Durante o conflito mundial, estas alianças permaneceram. De um lado havia a Tríplice Aliança formada, em 1882 por Itália, Império Austro-Húngaro e Alemanha (a Itália passou para a outra aliança em 1915). Do outro lado a Tríplice Entente, formada em 1907, com a participação de França, Rússia e Reino Unido.


2 - Novas tecnologias

 

A Primeira Guerra Mundial foi marada pela introdução de várias novas tecnologias que mudaram para sempre a natureza da guerra. Entre os mais significativos estavam os tanques e aeronaves, que forneceram novas capacidades e forçaram os exércitos a desenvolver novas estratégias e táticas.


Os tanques foram desenvolvidos durante a Primeira Guerra Mundial em resposta à natureza estagnada da guerra de trincheiras, uma característica definidora da Frente Ocidental. As cargas tradicionais de cavalaria e infantaria eram ineficazes e caras contra tiros de metralhadora, arame farpado e artilharia. Os britânicos foram os primeiros a introduzir tanques no campo de batalha, com o tanque Mark I entrando em combate pela primeira vez em 1916, durante a Batalha do Somme. Esses primeiros tanques eram lentos e pouco confiáveis, mas podiam cruzar trincheiras, resistir ao fogo de metralhadora e fornecer um escudo móvel para o avanço das tropas, levando ao aumento de seu uso durante a guerra.


As aeronaves, embora não fossem novas no início da Primeira Guerra Mundial, tiveram seu primeiro uso importante em um conflito militar durante esse período. Inicialmente, os aviões foram usados para reconhecimento, fornecendo informações críticas sobre as posições inimigas. No entanto, à medida que a guerra avançava, o mesmo acontecia com o uso e o design das aeronaves. Os aviões tornaram-se mais rápidos, mais duráveis e passaram a ser equipados com metralhadoras e bombas, dando origem ao combate aéreo e ao bombardeio estratégico.


O zepelim, um tipo de aeronave rígida, foi outra nova tecnologia usada principalmente pelos alemães para bombardear a Inglaterra. No entanto, os zepelins foram gradualmente substituídos por bombardeiros mais pesados que o ar devido à sua vulnerabilidade ao fogo terrestre e às mudanças nas condições climáticas.

A guerra também viu avanços em outras áreas, como a guerra química, com o uso de gás venenoso, e a tecnologia de comunicação, com o uso do rádio para coordenar as operações. Essas inovações da Primeira Guerra Mundial marcaram o início da guerra moderna, onde a tecnologia desempenha um papel fundamental na estratégia e tática militar.



3. Participação das mulheres

 

Durante a Primeira Guerra Mundial, o papel das mulheres mudou drasticamente à medida que assumiam novas responsabilidades tanto em casa quanto no campo de batalha. Como milhões de homens foram para a luta, coube às mulheres preencher papéis anteriormente considerados "trabalho de homem". Essa mudança marcou um ponto significativo na história dos papéis de gênero e dos direitos das mulheres.


Em muitos países, as mulheres ingressaram na força de trabalho em grande número, assumindo empregos em fábricas e fazendas. A demanda por munições levou a um grande aumento no número de mulheres trabalhando na indústria pesada. As mulheres também tiveram empregos como carteiras, motoristas de ônibus e policiais pela primeira vez.

Além de seus papéis na indústria, muitas mulheres também serviram diretamente no esforço de guerra. Eles trabalharam como enfermeiros, motoristas de ambulância e em funções auxiliares das forças armadas. Na Rússia, o "Batalhão da Morte" era uma unidade de combate exclusivamente feminina.


Organizações como o Voluntary Aid Detachment (VAD) no Reino Unido e a Cruz Vermelha Americana viram milhares de mulheres oferecendo seu tempo e suas habilidades como voluntárias. Eles forneceram apoio crucial no atendimento aos feridos, tanto na linha de frente quanto nos hospitais em casa.



4. As batalhas

 

As batalhas da 1ª Guerra Mundial ocorreram, em diversos locais. No mar, ocorreram nas águas do Oceano Pacífico, Oceano Atlântico (principalmente no Mar Mediterrâneo) e Oceano Índico. Já as batalhas terrestres, que foram em maior quantidade em comparação as marítimas, aconteceram em várias regiões do continente europeu. Porém, aconteceram também em territórios da Ásia Ocidental, norte da África, Oriente Médio e costas das América do Norte e do Sul (nesses dois últimos locais em pouca quantidade).

 

Foto de um navio de guerra afundando após batalha na Primeira Guerra Mundial

Navio de guerra do Império Austro-Húngaro afundando após batalha na Primeira Guerra Mundial.

 

 

5. Entrada dos EUA e fim da guerra

 

Em 1917, ocorreu um fato histórico de extrema importância: a entrada dos Estados Unidos no conflito. Este país entrou ao lado da Tríplice Entente, pois havia acordos comerciais a defender, principalmente com Inglaterra e França. Este fato marcou a vitória da Entente, forçando os países da Aliança a assinarem a rendição.

 

Soldados dos EUA na Primeira Guerra Mundial

 

Soldados estadunidenses na Primeira Guerra Mundial: entrada dos EUA no conflito foi fundamental para a vitória da Tríplice Entente

 



PARTICIPAÇÃO DO BRASIL NA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

 

A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) envolveu a participação de muitos países e o Brasil não ficou de fora deste contexto. 

 

Nos três primeiros anos da guerra, o Brasil permaneceu neutro. Porém, em 5 de abril de 1917, um submarino alemão atacou um navio brasileiro (vapor Paraná da Marinha Mercante) carregado de café. Neste ataque, próximo ao litoral francês, três brasileiros foram mortos. Em 20 de maio, outro navio brasileiro, agora o Tijuca, navegando em águas francesas, foi torpedeado por um submarino alemão. Estes fatos foram o estopim para a entrada do Brasil no conflito.

 

O Brasil declarou guerra aos países da Tríplice Aliança (Alemanha e Império Austro-Húngaro) em 1 de junho de 1917. Porém, o Brasil não enviou soldados para os campos de batalha na Europa. Desta forma, nenhum militar brasileiro foi morto durante o conflito armado mundial.

 

O Brasil participou enviando medicamentos e equipes de assistência médica para ajudar os feridos da Tríplice Entente (Reino Unido, França, Rússia e Estados Unidos). Também participou realizando missões de patrulhamento no Oceano Atlântico, utilizando embarcações militares. 

 

Capa do Jornal Gazeta de Notícias anunciando a entrada do Brasil na Primeira Guerra

 

 

 

Capa do Jornal Gazeta de Notícias (26/10/1917) anunciando a entrada do Brasil na Primeira Guerra

 

 

Os principais benefícios da Primeira Guerra para a economia brasileira

 

Durante os quatro anos da Primeira Guerra, os países europeus envolvidos no conflito voltaram a produção de suas indústrias para a fabricação de armamentos e equipamentos para os soldados. Desta forma, O Brasil ficou sem opções para importar produtos manufaturados da Europa. Ricos cafeicultores brasileiros, aproveitaram o momento e investiram capital acumulado nas indústrias, favorecendo assim a industrialização do Brasil. 

 

O Brasil também lucrou muito exportando matérias-primas para os países em guerra como, por exemplo, e principalmente, a borracha. Também exportou muitos produtos agrícolas (café, cacau e açúcar).

 

Você sabia?

 

A entrada do Brasil na guerra marcou sua participação na criação da Liga das Nações, o precursor da ONU, onde o Brasil assumiu um assento não-permanente no Conselho da Liga das Nações em 1920.

 

Foto em preto e branco mostrando um grande navio de guerra brasileiro

Cruzador Belmonte: usado pela Marinha do Brasil na Primeira Guerra Mundial.



 

ACESSE ATRAVÉS DOS LINKS DESTA PÁGINA, TEXTOS SOBRE DIVERSOS TEMAS RELACIONADOS À PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL:

 

 

- Os Antecedentes da Primeira Guerra Mundial - os principais fatos e eventos que aconteceram antes da 1ª Guerra Mundial.


- O Estopim da Primeira Guerra Mundial - conheça o fato que gerou o início do conflito.

 


- Guerra de Trincheiras na Primeira Guerra Mundial - saiba o que é uma guerra de trincheiras e como ela ocorreu na Primeira Guerra Mundial.


- Países envolvidos na Primeira Guerra Mundial - saiba quais foram os países que participaram da 1ª Guerra e em quais alianças militares eles estavam.


- Curiosidades sobre a Primeira Guerra Mundial - conheça vários fatos e eventos curiosos sobre este conflito.


- Fases da Primeira Guerra Mundial - conheça as principais etapas da guerra e suas características.


- Consequências da Primeira Guerra Mundial - saiba o que a 1ª Guerra Mundial gerou de mudanças no mundo.


- Batalhas da Primeira Guerra Mundial - conheça as principais batalhas que ocorreram durante o conflito.


- Questões sobre a Primeira Guerra Mundial - vários testes para medir o conhecimento sobre este fato histórico.


- Entrada dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial - a entrada dos EUA foi de grande importância para o rumo da guerra.

 

 




Por Jefferson Evandro Machado Ramos

Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).