O Estopim da Primeira Guerra Mundial

Conheça abaixo o evento que deu início à Primeira Guerra Mundial.

Arqueduque Francisco Ferdinando: seu assassinato foi o estopim da 1ª Guerra Mundial
Arqueduque Francisco Ferdinando: seu assassinato foi o estopim da 1ª Guerra Mundial

 

Introdução

 

No começo do século XX existiam vários conflitos de interesses políticos e econômicos envolvendo as grandes potências europeias. Qualquer evento mais sério poderia levar o continente europeu a um conflito bélico. E foi o que aconteceu no final de julho de 1914.

 

Vale ressaltar que a palavra estopim, neste contexto, possui o significado de um fato que gera vários outros acontecimentos.


Qual foi o estopim?


O estopim deste conflito foi o assassinato de Francisco Ferdinando, príncipe do Império Austro-húngaro, durante sua visita a Saravejo (Bósnia-Herzegovina). As investigações levaram ao criminoso: um jovem integrante de um grupo sérvio chamado "Mão-negra", contrário à influência do Império Austro-Húngaro na região dos Balcãs. O Império Austro-húngaro não aceitou as medidas tomadas pela Sérvia com relação ao crime e, no dia 28 de julho de 1914, declarou guerra à Servia.

 

Atentado de Sarajevo, estopim da Primeira guerra mundial

Atentado de Sarajevo (ilustração): o estopim da Primeira Guerra Mundial.

 

 

Você sabia?

 

- De acordo com o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, estopim é definido como "fio ou cordão embebido em substância combustível que comunica fogo a uma carga de explosivos" (Dicionário Houaiss Eletrônico da Língua Portuguesa, 2009).

 



artigo publicado em 28/05/2021

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).