Tríplice Entente e seus países

A Tríplice Entente foi uma união composta, principalmente, por britânicos, russos e franceses na 1ª Guerra Mundial.

Mapa mostrando as aliança anos antes da Primeira Guerra Mundial (Paises da Tríplice Entente em verde)
Mapa mostrando as aliança anos antes da Primeira Guerra Mundial (Paises da Tríplice Entente em verde)

 

A Tríplice Entente



O que foi e a formação da aliança

 

A Tríplice Entente foi uma coalizão militar composta por Império Britânico, Império Russo e França na primeira década do século XX. Estes países apresentavam discordâncias políticas e militares, porém acabaram por se unir para fazer frente aos ideais expansionistas da Tríplice Aliança (Alemanha, Itália e do Império Austro-Húngaro), formada em 1882.



Os objetivos e interesses da Entente:

 

França: o principal objetivo da França era recuperar a Alsácia-Lorena, territórios que havia perdido para a Alemanha na Guerra Franco-Prussiana de 1870-71. A França também procurou enfraquecer a Alemanha para garantir que esta não representasse uma ameaça significativa no futuro. Este objectivo foi impulsionado por um desejo de segurança e um sentimento de revanche, ou vingança, pelas derrotas e perdas em 1870.


Império Russo: pretendia proteger os seus irmãos eslavos, especialmente os sérvios, e alargar a sua influência nos Bálcãs, uma área de importância estratégica e uma área de interesse de longa data para a política externa russa. A guerra também representou uma oportunidade para a Rússia obter o controlo dos estreitos do Bósforo e dos Dardanelos, que foram cruciais para o acesso russo ao Mar Mediterrâneo.


Reino Unido: entrou na guerra principalmente para manter o equilíbrio de poder na Europa, que estava ameaçado pelo poder ascendente da Alemanha. Os britânicos estavam particularmente preocupados com a expansão naval alemã e o seu potencial para ameaçar a supremacia naval britânica. A defesa da Bélgica, cuja neutralidade tinha sido garantida por tratado, foi também um fator significativo na decisão britânica de ir à guerra.

 

 

O caso da Itália

 

Após o início da Primeira Guerra Mundial, foram estes países que lideraram o conflito. Vale lembrar que a Itália deixou a Tríplice Aliança em 1915, passando para o lado da Entente. A Itália alegou que a Tríplice Aliança havia sido criada com propósito de defesa, porém a Alemanha tinha tomado uma postura ofensiva.

 

Outros países

 

A Tríplice Entente contou com a participação de outros países durante a Primeira Guerra Mundial. Apoiaram a Entente os seguintes países: Sérvia, Japão, Estados Unidos, Brasil, Portugal, Grécia.

 

Poster de 1914 com três figuras femininas representando os países da Tríplice Entente

Poster, de 1914, representando os três países da Tríplice Entente (França a esquerda, Rússia no centro e Reino Unido a direita).

 

 




Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).