Fases da Primeira Guerra Mundial

A Primeira Guerra Mundial ocorreu entre 1914 e 1918 e neste período ocorreram várias fases.

Soldados numa trincheira durante a Primeira Guerra Mundial
Soldados numa trincheira durante a Primeira Guerra Mundial

 

Fases da 1ª Guerra e principais características e ocorrências:


 

Primeira Fase (1914)

 

- Início da guerra com o assassinato de Francisco Ferdinando, herdeiro do trono do Império Austro-húngaro, em 28 de junho de 1914.

 

- Ocorrem várias declarações de guerra no mês de agosto de 1914: no começo do mês, a Alemanha declara guerra à Rússia e, logo após, à França. Em 4 de agosto, o Reino Unido declara guerra à Alemanha. Um dia depois, o Império Austro-Húngaro declara guerra à Rússia.

 

- Movimentação de tropas das Tríplices Entente (Reino Unido, França e Rússia) e Aliança (Império Austro-Húngaro, Itália e Alemanha) em diversos pontos do território europeu.

 

- Desenvolvimento de batalhas com equilíbrio entre os dois blocos militares.

 

- Países envolvidos no conflito passam a produzir armamentos bélicos em larga escala. Entre os principais armamentos, podemos citar: tanques, canhões, metralhadoras, carros blindados e lança-chamas.

 

- As mulheres foram muito usadas como mão de obra nas indústrias de armamentos.

 

Foto de soldados alemães indo de trem para o campo de batalha na 1ª Guerra Mundial

Foto de soldados alemães indo de trem para o campo de batalha na 1ª Guerra Mundial (foto de 1914)

 

 

Segunda Fase (de 1915 a 1916)


- Fase conhecida como guerra de trincheiras. Disputas de território com muitas mortes e militares feridos. Estas batalhas ocorriam, principalmente, em áreas rurais e pouco habitadas. As conquistas territoriais eram lentas e, também caracterizadas pelo equilíbrio entre os dois blocos.

 

- Em maio de 1915 ocorreu o "Incidente do Lusitânia": o transatlântico britânico RMS Lusitania foi afundado por um submarino alemão na costa da Irlanda. O naufrágio resultou na morte de 1.198 passageiros e tripulantes, incluindo 128 americanos. Este evento desempenhou um papel significativo na formação da opinião pública, particularmente nos EUA, contra a Alemanha e contribuiu para a entrada dos EUA na guerra em 1917.

 

- Logo após sair da Tríplice Aliança, a Itália entra, em maio de 1915, no bloco militar da Tríplice Entente, fortalecendo-o militarmente.

 

Terceira Fase: Final (1917 a 1918)

 

- Saída da Rússia da guerra, em 1917, após o evento da Revolução Russa.

 

- Entrada dos Estados Unidos, em abril de 1917, fortalecendo o bloco militar da Tríplice Entente. A entrada dos EUA é apontada, por muitos historiadores, como o fator decisivo para a vitória da Tríplice Entente.

 

- Em 1918, enfraquecidos, os países da Tríplice Aliança são derrotados. O Tratado de Paz é assinado em Paris, em 11 de novembro de 1918.

 

Foto mostrando aviões utilizados na Primeira Guerra Mundial

Aviões utilizados na Primeira Guerra Mundial.

 

 


 

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).