Período entre Guerras

Leia abaixo a história do período entre as duas guerras mundiais e principais fatos históricos.

Tropas alemãs invadem a Polônia: início da Segunda Guerra Mundial
Tropas alemãs invadem a Polônia: início da Segunda Guerra Mundial


Introdução - o que foi


O período Entre Guerras foi uma fase da História do século XX que vai do final da Primeira Guerra Mundial até o início da Segunda Guerra Mundial, ou seja, entre 1918 a 1939. Este período foi marcado por vários acontecimentos mundiais, que são de extrema importância para entendermos a História mundial dos anos seguintes.


Principais acontecimentos históricos (fatos) deste período:


Tratado de Versalhes (1919) – impôs várias sanções e restrições à Alemanha, tais como: perda de colônias na África, entrega da região da Alsácia Lorena à França, limitação do exército alemão, pagamento de indenização pelas perdas provocadas aos aliados.



Fascismo na Itália – os fascistas ganham força na Itália sob a liderança de Benito Mussolini. Em 1922, ocorre a Marcha sobre Roma e os fascistas assumem o poder na Itália.



Em 1929, é assinado o Tratado de Latrão na Itália. Neste documento o papa Pio XI reconhece a Itália como país e Mussolini concede ao Vaticano a soberania como Estado Independente.



Em 1929, ocorre a Quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque e a crise econômica afeta a economia de vários países do mundo todo, inclusive a brasileira.



Nas eleições parlamentares alemãs de 1930, o Partido Nacional Socialista (nazista) torna-se o partido com maior representação no Parlamento Alemão. Em 1933, Adolf Hitler torna-se chanceler da Alemanha e começa a implantar o regime nazista na Alemanha e, futuramente nos países ocupados.

Manifestação nazista na Alemanha

Ascensão nazista na Alemanha: importante fato histórico no período entre guerras.

 


Em 1933, entra em vigor o “New Deal”, plano econômico criado pelo governo Roosevelt para tirar a economia norte americana da recessão.



Em 1936, tem início a Guerra Civil Espanhola. No ano seguinte, aviões alemães bombardeiam a cidade espanhola de Guernica. Era o apoio de Hitler aos franquistas contra os republicanos.



Em 1938, a Alemanha anexa a Áustria. No ano seguinte, a Polônia é invadida pela Alemanha. França e Inglaterra declaram guerra à Alemanha. Começa a Segunda Guerra Mundial.

 

Foto da época do fim da Guerra Civil Espanhola

Fim das Guerra Civil Espanhola (1939): um dos principais fatos históricos do Período entre Guerras.

 

 

 

 



Última revisão: 29/09/2020.

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).