Bandeira da Grécia

A bandeira grega é composta pelas cores azul e branca. Saiba mais no texto abaixo.

Bandeira da Grécia hasteada em Atenas, capital do país
Bandeira da Grécia hasteada em Atenas, capital do país

 

DADOS E INFORMAÇÕES SOBRE A BANDEIRA DA GRÉCIA:



A bandeira da Grécia foi adotada em 21 de dezembro de 1978. Ela possui formato horizontal e é composta por cinco listras azuis e quatro brancas, posicionadas de forma alternada (começando e terminando com listras azuis). No canto superior esquerda da bandeira há um quadrado de fundo azul com uma cruz branca no centro.

 

Simbolismo (significados)


- A cruz branca que aparece dentro do quadrado superior direito simboliza a Igreja Ortodoxa Grega (religião tradicional da Grécia).

 

- As nove listras da bandeira representam as nove sílabas da expressão "Liberdade ou morte" em grego.

 

- A cor azul simboliza o mar e o céu.

 

- A cor branca simboliza as ondas do mar e as nuvens do céu.

 

CURIOSIDADES:


- A bandeira da Grécia deve possuir proporção de 2:3. Ou seja, se ela for confeccionada com dois metros de largura, deverá ter obrigatoriamente 3 metros de comprimento.

 

- Até 1969, esta bandeira era utilizada somente pela marinha mercante da Grécia. EM outras ocasiões era usada uma bandeira azul com uma cruz branca (desde 1828).

 

- Os vestidos usados, principalmente em festa populares e tradicionais, pelas mulheres gregas são, geralmente,  nas cores da bandeira grega (azul e branco).

 

- Além da bandeira nacional oficial, na Grécia são usadas outras duas bandeiras: bandeira de proa e bandeira presidencial.

 

bandeira da Grécia

Bandeira nacional da Grécia

 

 

 



atualizado em 08/12/2020