Arquimedes

Arquimedes foi um cientista e matemático grego da Antiguidade.

Arquimedes: um grande inventor da antiguidade
Arquimedes: um grande inventor da antiguidade

 

Quem foi

 

Arquimedes foi um importante cientista, inventor e matemático grego.



Biografia resumida

 

Arquimedes de Siracusa nasceu por volta de 287 a.C. em Siracusa, Sicília. Influenciado por seu pai astrônomo, Phidias, ele desenvolveu um interesse precoce em matemática e ciências naturais. Arquimedes viajou para Alexandria, no Egito, um importante centro de aprendizado da época, onde estudou e foi exposto ao trabalho de importantes matemáticos e cientistas.


Arquimedes retornou a Siracusa, onde realizou suas principais contribuições e invenções. Ele é famoso pelo incidente "Eureka", quando descobriu o princípio da flutuabilidade enquanto tomava banho e, empolgado, correu nu pelas ruas da cidade.


Sua vida terminou de maneira trágica em 212 a.C., durante a Segunda Guerra Púnica. Siracusa estava sob cerco pelos romanos e, enquanto estava absorvido em seus cálculos, Arquimedes foi morto por um soldado romano que, possivelmente, não o reconheceu. Seus últimos momentos foram marcados por sua dedicação à matemática, conforme ilustrado por suas supostas últimas palavras: "Não perturbe meus círculos."




Principais descobertas de Arquimedes


Fez grandes descobertas e invenções como, por exemplo, o parafuso, a roldana e as rodas dentadas.



Foi Arquimedes quem determinou o princípio da hidrostática, chamado de Princípio de Arquimedes. O enunciado deste princípio é: Qualquer corpo mergulhado na água perde uma parte de seu peso igual ao peso do volume de água que desloca.



Ele fez esta importante descoberta quando tomava banha em sua banheira. Percebendo a importância da descoberta, saiu gritando pela rua: “Eureka!, Eureka!”, que, em grego, significa “Achei!, Achei!”. Este termo é até os dias de hoje usado quando uma pessoa faz uma grande descoberta.


Com a descoberta do princípio da hidrostática, ficou mais fácil determinar o peso específico dos corpos, tornando a água como unidade.

 

Foi Arquimedes que explicou, pela primeira vez na história, o princípio da alavanca.

 

Pintura de Arquimedes de Siracusa

Arquimedes de Siracusa (pintura de Domenico Fetti, 1620).

 

 

Legado

 

O trabalho de Arquimedes lançou as bases para grande parte da matemática e ciência modernas. Seus métodos prefiguraram o cálculo integral desenvolvido séculos depois, e suas invenções mostraram um profundo entendimento dos princípios da física. Arquimedes é lembrado não apenas por suas realizações matemáticas e científicas, mas também por sua mente criativa e inquisitiva que continua a inspirar por mais de dois milênios.

 

 



Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).

Temas relacionados