Havaí
O Havaí é um estado dos EUA caracterizado pelas belezas naturais, turismo e prática do surf.
Localização e informações geográficas
O Havaí é um dos cinquenta estados que compõe os Estados Unidos da América. Situa-se no Oceano Pacífico e é formado por oito ilhas de origem vulcânica. A área total do arquipélago havaiano é de 103.378 quilômetros quadrados. A capital do Havaí é Honolulu.
Belezas naturais e clima
O Havaí destaca-se pelas belezas naturais, principalmente pelas praias e paisagens paradisíacas. Com um clima tropical, costuma atrair grande quantidade de turistas.
A economia
A economia do Havaí baseia-se na agricultura de gêneros tropicais como, por exemplo, cana-de-açúcar, abacaxi, arroz, tabaco, cacau e café. Destacam-se também as atividades relacionadas ao turismo.
Danças e surfe
O Havaí é muito conhecido pelas danças nativas (típicas dos polinésios) e também pela prática do surfe, pois possui praias com ondas altas durante quase o ano todo.
História
Antigo assentamento polinésio (ano 300 ao 800)
Acredita-se que os polinésios das Ilhas Marquesas foram os primeiros a chegar ao arquipélago havaiano por volta de 300 a 800. Esses primeiros colonos trouxeram consigo plantas, animais e suas próprias práticas culturais.
Invasão do Taiti (ano 1000 a 1300)
Entre os séculos 10 e 13, os taitianos chegaram ao Havaí, levando a mudanças culturais e sociais significativas, incluindo o estabelecimento do sistema kapu, um rígido código religioso e social.
Unificação sob Kamehameha, o Grande (final do século XVIII - início do século XIX)
A Ilha Grande viu o surgimento de Kamehameha I, também conhecido como Kamehameha, o Grande. Nascido em North Kohala, ele unificou as ilhas havaianas em 1810, estabelecendo um reino centralizado.
Contato e influência ocidentais (séculos XVIII - XIX)
O capitão James Cook, um explorador britânico, foi o primeiro ocidental a entrar em contato com as ilhas havaianas em 1778. Sua chegada e o subsequente afluxo de comerciantes, missionários e baleeiros levaram a mudanças culturais, econômicas e políticas significativas. Doenças trazidas por esses forasteiros também resultaram em um declínio dramático na população nativa havaiana.
Derrubada da monarquia havaiana (1893)
Interesses comerciais americanos e europeus, com o apoio dos fuzileiros navais dos EUA, deram um golpe contra a rainha Liliuokalani, a última monarca reinante do Havaí. Isso acabou levando à anexação do Havaí aos Estados Unidos em 1898.
Estado (1959)
O Havaí tornou-se o 50º estado dos Estados Unidos em 21 de agosto de 1959.
Tempos modernos
A Ilha Grande teve um desenvolvimento significativo nos séculos 20 e 21. É conhecida por seus diversos climas, vulcões ativos como Kilauea e Mauna Loa e os Observatórios Mauna Kea, que estão entre os observatórios astronômicos mais avançados do mundo.
Renascimento Cultural
Ao longo dos séculos 20 e 21, houve um ressurgimento da cultura, língua e tradições havaianas. Esforços estão sendo feitos para preservar e celebrar a herança havaiana nativa, e a Ilha Grande desempenha um papel significativo nesse renascimento.
Curiosidade:
O Havaí foi palco de um dos principais episódios da Segunda Guerra Mundial. Em 7 de dezembro de 1941, a base militar norte-americana de Pearl Harbor, situada na ilha havaiana de Oahu, foi atacada de surpresa por aviões japoneses. O fato desencadeou a entrada dos Estados Unidos na guerra.
Havaí: o paraíso dos surfistas. |
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
Vídeo indicado no YouTube:
A formação do Havaí | COMO NASCEU NOSSO PLANETA | Canal History Brasil