Havaí

O Havaí é um estado dos EUA caracterizado pelas belezas naturais, turismo e prática do surf.

Havaí: lindas praias e paisagens paradisíacas
Havaí: lindas praias e paisagens paradisíacas

 

Localização e informações geográficas 


O Havaí é um dos cinquenta estados que compõe os Estados Unidos da América. Situa-se no Oceano Pacífico e é formado por oito ilhas de origem vulcânica. A área total do arquipélago havaiano é de 103.378 quilômetros quadrados. A capital do Havaí é Honolulu.



Belezas naturais e clima



O Havaí destaca-se pelas belezas naturais, principalmente pelas praias e paisagens paradisíacas. Com um clima tropical, costuma atrair grande quantidade de turistas.



A economia



A economia do Havaí baseia-se na agricultura de gêneros tropicais como, por exemplo, cana-de-açúcar, abacaxi, arroz, tabaco, cacau e café. Destacam-se também as atividades relacionadas ao turismo.



Danças e surf



O Havaí é muito conhecido pelas danças nativas (típicas dos polinésios) e também pela prática do surf, pois possui praias com ondas altas durante quase o ano todo.



História

 

Antigo assentamento polinésio (ano 300 ao 800)

Acredita-se que os polinésios das Ilhas Marquesas foram os primeiros a chegar ao arquipélago havaiano por volta de 300 a 800. Esses primeiros colonos trouxeram consigo plantas, animais e suas próprias práticas culturais.


Invasão do Taiti (ano 1000 a 1300)

Entre os séculos 10 e 13, os taitianos chegaram ao Havaí, levando a mudanças culturais e sociais significativas, incluindo o estabelecimento do sistema kapu, um rígido código religioso e social.


Unificação sob Kamehameha, o Grande (final do século XVIII - início do século XIX)


A Ilha Grande viu o surgimento de Kamehameha I, também conhecido como Kamehameha, o Grande. Nascido em North Kohala, ele unificou as ilhas havaianas em 1810, estabelecendo um reino centralizado.


Contato e influência ocidentais (séculos XVIII - XIX)

O capitão James Cook, um explorador britânico, foi o primeiro ocidental a entrar em contato com as ilhas havaianas em 1778. Sua chegada e o subsequente afluxo de comerciantes, missionários e baleeiros levaram a mudanças culturais, econômicas e políticas significativas. Doenças trazidas por esses forasteiros também resultaram em um declínio dramático na população nativa havaiana.


Derrubada da monarquia havaiana (1893)

Interesses comerciais americanos e europeus, com o apoio dos fuzileiros navais dos EUA, deram um golpe contra a rainha Liliuokalani, a última monarca reinante do Havaí. Isso acabou levando à anexação do Havaí aos Estados Unidos em 1898.


Estado (1959)

O Havaí tornou-se o 50º estado dos Estados Unidos em 21 de agosto de 1959.


Tempos modernos

A Ilha Grande teve um desenvolvimento significativo nos séculos 20 e 21. É conhecida por seus diversos climas, vulcões ativos como Kilauea e Mauna Loa e os Observatórios Mauna Kea, que estão entre os observatórios astronômicos mais avançados do mundo.


Renascimento Cultural

Ao longo dos séculos 20 e 21, houve um ressurgimento da cultura, língua e tradições havaianas. Esforços estão sendo feitos para preservar e celebrar a herança havaiana nativa, e a Ilha Grande desempenha um papel significativo nesse renascimento.



Curiosidade:



O Havaí foi palco de um dos principais episódios da Segunda Guerra Mundial. Em 7 de dezembro de 1941, a base militar norte-americana de Pearl Harbor, situada na ilha havaiana de Oahu, foi atacada de surpresa por aviões japoneses. O fato desencadeou a entrada dos Estados Unidos na guerra.

 

Surfista numa onda

Havaí: o paraíso dos surfistas.

 

 



Atualizado em 15/08/2023