Arquipélago

Arquipélago é um conjunto de ilhas oceânicas localizadas próximas.

Japão: território do país é um arquipélago
Japão: território do país é um arquipélago


Definição geográfica

 

Um arquipélago é um conjunto de ilhas localizadas próximas umas das outras e que compartilham a mesma origem geológica. Os processos geológicos responsáveis pela formação de arquipélagos podem ser de origem vulcânica, continental e até mesmo coralíneos.


Os tipos de arquipélagos


Os arquipélagos de origem vulcânicas são aqueles resultantes das erupções que ocorrem no fundo dos oceanos, formando cadeias de montanhas. O arquipélago do Havaí um exemplo desse ilhas formadas como resultado da atividade vulcânica resultante de movimentação tectônica.


Os arquipélagos coralíneos, por sua vez, são formados por corais e por processos de calcificação. As estruturas coralíneas dão origem a pequenas ilhas, como as Ilhas do Mar de Coral, na costa da Austrália.


Por fim, também existem arquipélagos de origem continental, formados por fragmentos de continente descolados da massa continental devido à movimentação tectônicas, como o arquipélago do Japão. Há, ainda, arquipélagos formados por ilhas ligadas à estrutura continental, como é o caso de Fernando de Noronha, na costa do Nordeste brasileiro.



Qual o maior arquipélago do mundo?


O Arquipélago Malaio é o maior do mundo. Com mais de 20 mil ilhas, abriga países inteiros, como a Indonésia e as Filipinas.



Exemplos de arquipélagos no mundo:

 

- Arquipélago de São Pedro e São Paulo (Oceano Atlântico, Brasil).

 

- Fernando de Noronha (Oceano Atlântico, Brasil).

 

- Arquipélago das Berlengas (Oceano Atlântico, Portugal)

 

- Arquipélago dos Açores (Oceano Atlântico, Portugal).

 

- Arquipélago dos Bijagós (Oceano Atlântico, Guiné Bissau).

 

- Arquipélago Havaiano (Oceano Pacífico, EUA).

 

- Arquipélago de Galápagos (Oceano Pacífico, Equador)

 

- Arquipélago Japonês (Oceano Pacífico, Japão).

 

Imagem aérea do arquipélago de Galápagos
Arquipélago de Galápagos localizado no Oceano Pacífico.

 



TEXTO COMPLEMENTAR:

O ARQUIPÉLAGO DOS ABROLHOS

 

Abrolhos é um arquipélago localizado no Oceano Atlântico a 70 quilômetros ao largo de Caravelas (Bahia). É uma das mais importantes áreas de proteção ambiental do Brasil.

 

Dados geográficos e outras informações:

 

- As ilhas do arquipélago estão espalhadas por uma área de, aproximadamente, 912 km².

 

- Existe no arquipélago o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, que é uma área marinha protegida e importante atração turística.

 

- O arquipélago de Abrolhos é formado por cinco ilhas: Ilha Redonda, Ilha Siriba, Ilha Sueste, Ilha Santa Bárbara e Ilha Guarita.

 

- O arquipélago está localizado a, aproximadamente, 70 km da costa do litoral baiano.

 

- Existem muitas formações (recifes) de corais no arquipélago. As principais espécies de corais, presentes nas águas marinhas de Abrolhos, são: corais negros, hidro corais (corais-de-fogo), corais pétreos e octocorais.

 

- A fauna do arquipélago (parte terrestre) é composta, principalmente, por aves. Entre as principais espécies observadas em Abrolhos, podemos destacar: atobá-branco, atobá-mascarado, atobá-marrom, fragata, benedito e grazina.

 

- O clima no Arquipélago dos Abrolhos é o tropical semiúmido. A temperatura média anual é de 25°C.

 

Curiosidade:

 

- O nome Abrolhos foi dado pelos navegadores portugueses no século XVII. Como era uma área com muitas formações de corais, perigosos para as embarcações (risco de naufrágio), eles passaram a chamar a região de “abra os olhos”. Com o tempo, passou para Abrolhos.

 

Baleia Jubarte nas águas do oceano
Abrolhos é considerado o principal bercário da baleia jubarte no Oceano Atlântico Sul.

 



Artigo publicado em 21/03/2020 - atualizado em 20/08/2021

Por Jóyce Oliveira Leitão

Licenciada em Geografia (Universidade Estadual de Londrina - 2009), Bacharela em Geografia (USP - 2014) e Mestra em Geografia (Unicamp - 2017).

Temas relacionados