Hititas
Os Hititas foram um antigo povo indo-europeu que estabeleceu um poderoso império na Anatólia (atual Turquia) durante o segundo milênio a.C., conhecido por suas inovações militares e jurídicas.
Introdução: período histórico e localização geográfica
Os hititas, povo indo-europeu, viveram na região da Ásia Menor, principalmente no território da atual Turquia, entre os anos de 1.900 a.C. e 1.200 a.C.
Este povo era originário da região do Cáucaso. A capital do reino hitita era a cidade de Hatussa.
Resumo das principais características da economia:
Os hititas desenvolveram uma civilização baseada na agricultura, comércio, mineração (principalmente de ferro) e artesanato. Estas eram as atividades principais da economia hitita.
Os hititas desenvolveram uma importante indústria metalúrgica de ferro. Com esse metal, fabricavam ferramentas, armas e utensílios domésticos. Grande parte dessa produção era exportada, para regiões vizinhas, utilizando o cavalo como meio de transporte.
Escrita hitita
No aspecto cultural podemos destacar a escrita hitita, baseada em representações pictográficas (desenhos). Além desta escrita hieroglífica, os hititas também possuíam um tipo de escrita cuneiforme.
Religião
Assim como vários povos da antiguidade, os hititas seguiam o politeísmo (acreditavam em várias divindades). Os deuses hititas estavam relacionados aos diversos aspectos da natureza (vento, água, chuva, terra, etc.).
Os principais deuses da religião hitita são:
1. Teshub: era o deus do céu, clima e tempestades. Ele era frequentemente retratado montando uma carruagem puxada por touros.
2. Wurusemu (Deusa do sol de Arinna): A principal divindade do panteão hitita, a deusa do sol era a patrona do rei e da rainha hitita. Acreditava-se que ela era a governante de todas as terras e tinha o poder de julgar.
3. Hepat: conhecida como a Rainha do Céu, Hepat era uma deusa poderosa e amada. Ela era frequentemente ligada a Teshub, o deus da tempestade.
4. Ishtar (ou Inanna): emprestado dos panteões sumério e acadiano, Ishtar era a deusa do amor, beleza, sexo e guerra.
5. Illuyanka: um dragão serpentino, Illuyanka era uma criatura temível na mitologia hitita. Ele é mais conhecido por suas batalhas épicas com Teshub.
6. Telipinu: ele era o deus da agricultura, responsável pelo crescimento das plantações, fertilidade e abundância.
Conquistas e fim do império hitita
Os hititas eram guerreiros e chegaram a fazer várias conquistas militares. A principal arma dos hititas eram os carros de guerra com capacidade para três guerreiros. Dominaram a região da Babilônia, o Egito (através da famosa Batalha de Kadesh) e até a Síria. Chegaram, portanto, a constituir um considerável império. Porém, por volta de 1200 a.C., os hititas foram dominados pelos aqueus.
Curiosidade histórica:
A língua hitita é uma das mais antigas do tronco linguístico indo-europeu.
Ruínas da cidade hitita de Hattusa. |
Estatueta de uma divindade hitita |
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
Fontes de referência do texto:
SCHNNEBERGER, Carlos Alberto. Manual Compacto de História Geral. São Paulo: Editora Rideel, 2011.
ARAÚJO, Daniel de. História Geral – Coleção Diplomata. São Paulo: Editora Saraiva, 2015.
Vídeo indicado no YouTube:
Os Hititas: O Grande Império Desaparecido - Grandes Civilizações da História - Foca na História