Hititas

História dos hititas, resumo, cultura, religião, civilização, escrita, economia, conquistas militares, Turquia

Relevo mostrando um guerreiro hitita
Relevo mostrando um guerreiro hitita

 

Introdução: período histórico e localização geográfica


Os hititas, povo indo-europeu, viveram na região da Ásia Menor, principalmente no território da atual Turquia, entre os anos de 1.900 a.C. e 1.200 a.C.

 

Este povo era originário da região do Cáucaso. A capital do reino hitita era a cidade de Hatussa.

 

Resumo das principais características da economia:


Os hititas desenvolveram uma civilização baseada na agricultura, comércio, mineração (principalmente de ferro) e artesanato. Estas eram as atividades principais da economia hitita. 

 

Principais aspectos da cultura hitita


No aspecto cultural podemos destacar a escrita hitita, baseada em representações pictográficas (desenhos). Além desta escrita hieroglífica, os hititas também possuíam um tipo de escrita cuneiforme.

 

Os hititas desenvolveram uma importante indústria metalúrgica de ferro. Com esse metal, fabricavam ferramentas, armas e utensílios domésticos. Grande parte dessa produção era exportada, para regiões vizinhas, utilizando o cavalo como meio de transporte.

 

Assim como vários povos da antiguidade, os hititas seguiam o politeísmo (acreditavam em várias divindades). Os deuses hititas estavam relacionados aos diversos aspectos da natureza (vento, água, chuva, terra, etc.). 

 

Conquistas e fim do império


Os hititas eram guerreiros e chegaram a fazer várias conquistas militares. A principal arma dos hititas eram os carros de guerra com capacidade para três guerreiros. Dominaram a região da Babilônia, o Egito (através da famosa Batalha de Kadesh) e até a Síria. Chegaram, portanto, a constituir um considerável império. Porém, por volta de 1200 a.C., os hititas foram dominados pelos aqueus.

 

Curiosidade histórica:

 

- A língua hitita é uma das mais antigas do tronco linguístico indo-europeu.

 

 

Ruínas da cidade hitita de Hattusa

 

 

 

 

 

 

 

Ruínas da cidade hitita de Hattusa.

 

 

Última revisão: 05/05/2020.
___________________________________

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).