Participação das mulheres na política brasileira

Principais conquistas das mulheres brasileiras na política do Brasil.

Dra. Carlota Pereira de Queirós: primeira mulher eleita deputada federal na história do Brasil
Dra. Carlota Pereira de Queirós: primeira mulher eleita deputada federal na história do Brasil

 

História da participação das mulheres na política


Durante grande parte da História do Brasil, as mulheres não tiveram participação na política, pois a elas eram negados os principais direitos políticos como, por exemplo, votar e se candidatar. Somente em 1932, durante o governo de Getúlio Vargas, as mulheres conquistaram o direito do voto. Também puderam se candidatar a cargos políticos. Nas eleições de 1933, a doutora Carlota Pereira de Queirós foi eleita, tornando-se a primeira mulher deputada federal brasileira.



Principais conquistas das mulheres na política brasileira:

 

- Em 1929, Alzira Soriano torna-se a primeira mulher a tomar posse como prefeita de um município brasileiro. Ela foi eleita em 1928 para o cargo de prefeita da cidade de Lages (RN).


- Em 1932, as mulheres brasileiras conquistam o direito de participar das eleições como eleitoras e candidatas.

 

- Em 1933, Carlota Pereira de Queirós tornou-se a primeira deputada federal brasileira.

 

- Em 1934, a professora Antonieta de Barros, filha de uma escrava liberta, foi eleita para a Assembleia de Santa Catarina. Ela foi a primeira parlamentar negra da História do Brasil.

 

- Em 1975, ocorre a fundação do Centro da Mulher Brasileira.

 

- Em 1979, Euníce Michiles tornou-se a primeira senadora do Brasil.

 

- Entre 24 de agosto de 1982 e 15 de março de 1985, o Brasil teve a primeira mulher ministra. Foi Esther de Figueiredo Ferraz, ocupando a pasta da Educação e Cultura.

 

- Em 1985, ocorre a criação do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher.

 

- Em 1989, ocorre a primeira candidatura de uma mulher para a presidência da República. A candidata era Maria Pio de Abreu, do PN (Partido Nacional).

 

- Em 1995, Roseana Sarney tornou-se a primeira governadora brasileira.

 

- Em 31 de outubro de 2010, Dilma Rousseff (PT - Partido dos Trabalhadores) venceu as eleições presidenciais no segundo turno, tornando-se a primeira mulher presidente da República no Brasil. Em 2014, Dilma foi reeleita presidente para mais quatro anos de mandato presidencial. Porém, foi afastada do poder, em 2016, através de um processo de impeachment.

 

Foto de Alzira Soriano, primeira prefeita do Brasil

Alzira Soriano foi a primeira prefeita do Brasil. Foto da posse em 1º de janeiro de 1929.

 


Exemplos de mulheres que se destacaram na História do Brasil:



1. Anita Garibaldi

 

Companheira do líder revolucionário Giuseppe Garibaldi, Anita foi um exemplo de mulher corajosa e forte. Lutou ao lado do marido na Guerra dos Farrapos.

 

2. Maria Quitéria

 

Maria Quitéria de Jesus (1792-1853) foi uma militar baiana que lutou na Guerra de Independência do Brasil. Ela se alistou com identidade masculina. Após a guerra, ela foi condecorada com a Ordem do Cruzeiro pelo imperador Dom Pedro I.

Maria Quietéria, militar brasileira
Maria Quitéria: combateu na Guerra de Independência do Brasil.



3. Princesa Isabel

 

Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Gonzaga de Bragança, a Princesa Isabel, nasceu no palácio de São Cristóvão, na cidade do Rio de Janeiro no ano de 1846. Tornou-se a herdeira do trono brasileiro, após a morte prematura do irmão mais velho. Teve importância para a História do Brasil ao assinar a Lei Áurea em 1888, que aboliu a escravidão no país.



4. Maria Leopoldina

 

Maria Leopoldina de Áustria foi a primeira esposa de d. Pedro I do Brasil. Muitos historiadores afirmam que ela teve importante papel na articulação do processo de Independência do Brasil.

Maria Leopoldina de Áustria, imperatriz do Brasil

Maria Leopoldina de Áustria, imperatriz do Brasil.

 

 

5. Nísia Floresta (Nísia Floresta Brasileira Augusta)

 

Nísia Floresta, nascida em 1810, foi uma pioneira do feminismo e da educação no Brasil, destacando-se como escritora, educadora e ativista pelos direitos das mulheres. Sua obra "Direitos das Mulheres e Injustiças dos Homens" foi crucial na luta pela igualdade de gênero. Fundou escolas inovadoras que promoviam a educação inclusiva e participou de movimentos sociais e políticos, defendendo também os direitos dos povos indígenas e dos escravizados, além dos ideais republicanos. Nísia viveu na Europa, onde interagiu com importantes intelectuais e publicou internacionalmente, deixando um legado duradouro até sua morte em 1885.

 

Retrato pintado de Nisia Floresta

Nísia Floresta: sua participação política esteve relacionada ao feminismo, abolicionismo e defesa de ideais republicanos.

 

 

6. Dilma Rousseff

 

Foi a primeira mulher eleita presidente no Brasil. Seu mandato foi de 2011 a 2016.

 

 




Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).