Normandos

Os normandos foram povos escandinavos que ocuparam o noroeste da França na Idade Média.

Cavaleiro normando
Cavaleiro normando

 

Introdução (quem eram e região habitada)


Os normandos, também chamados de “Homens do Norte”, foram invasores escandinavos (vikings, noruegueses e suecos) que começaram a ocupar o noroeste da França (região conhecida como Normandia) na segunda metade do século IX. 




Migração dos normandos para o sul 


A migração para o sul ocorreu em função de vários motivos como, por exemplo, busca de melhores terras para o plantio, espírito aventureiro, contatos comerciais, vontade de conquista territorial, crescimento demográfico e fuga de tribos vencidas em lutas internas.



No século XII, estes povos guerreiros, além da Normandia, chegaram a conquistar e estabelecer colônias no sul da Península Itálica, ilha da Sicília e Antioquia.



Religião e mitologia 


Enquanto viviam na península da Escandinávia, tinham uma religião politeísta (politeísmo = crença em vários deuses) e acreditavam na existência de vários seres sobrenaturais. Grande parte destas crenças aparece na mitologia nórdica, concentrada no Eddas (coleções de histórias da mitologia nórdica). 



Organização e economia 


Os normandos viviam em tribos e tinham a economia baseada na agricultura e pecuária, ambas sendo realizadas de forma bem primitiva. Porém, tinham muita habilidade na navegação, sendo excelentes construtores e barcos rápidos e resistentes.



Escrita 


Os normandos tinham uma escrita baseada na utilização das runas (alfabetos usados nas línguas germânicas da antiguidade).

 

 

Arte Normanda

 

• A arquitetura normanda é frequentemente considerada uma variante da arquitetura românica. Ela apresentava grandes estruturas robustas com paredes espessas, arcos redondos e janelas relativamente pequenas, resultando em interiores pouco iluminados.


• Os normandos eram conhecidos por suas construções maciças de pedra, especialmente castelos, catedrais e igrejas, que serviam como demonstrações de seu poder e autoridade. A Torre Branca da Torre de Londres é um exemplo principal.


• Construções normandas românicas frequentemente apresentavam elementos esculturais decorativos, especialmente em torno de entradas e em capitéis.


• Os interiores e exteriores dos edifícios normandos eram frequentemente adornados com entalhes de pedra intricados.


• Em regiões como a Sicília, onde as influências bizantina e islâmica eram fortes, a arte normanda incluía o uso de afrescos e mosaicos.


• Um dos exemplos mais famosos da arte normanda é o Tapete de Bayeux, que na verdade é um pano bordado, não um tapete. Ele retrata os eventos que levaram à Conquista Normanda da Inglaterra e é notável por sua significância histórica.


• Os normandos, descendentes dos vikings nórdicos, incorporaram elementos da arte viking, como motivos animais estilizados e padrões entrelaçados.


• A arte normanda no sul da Itália também mostra a influência da arte árabe e bizantina, evidente no uso de padrões geométricos, caligrafia e a integração de elementos decorativos complexos.


• Os normandos também se destacavam em trabalho em madeira e metalurgia (principalmente o bronze), criando peças como portas, móveis, itens litúrgicos e peças decorativas.

 

Leão de bronze

Leão de bronze: exemplo de escultura normanda.

 


Conversão ao cristianismo e contatos culturais 


Após entrarem em contato com a França, foram, aos poucos, convertendo-se para o cristianismo. Adotaram também a língua francesa. Criaram uma nova cultura com elementos cristãos misturados com a cultura normanda.

 

Foto de um Castelo Normando do século XI no País de Gales

Castelo Normando do século XI (País de Gales).

 

 

Legado

 

Os normandos deixaram um impacto profundo em várias regiões, particularmente na Inglaterra após a Conquista Normanda de 1066. Três legados significativos dos normandos são:

Influência arquitetônica: os normandos introduziram o estilo arquitetônico românico, conhecido por sua qualidade maciça, paredes espessas, arcos redondos, pilares robustos, abóbadas de aresta e grandes torres. Exemplos notáveis incluem a Torre de Londres, a Catedral de Durham e numerosos castelos e fortificações na Inglaterra e na Europa.

Sistema feudal: estabeleceram e formalizaram o sistema feudal na Inglaterra, que se tornou a estrutura social e econômica dominante da Idade Média. Este sistema baseava-se na alocação de terras em troca de serviço militar e lealdade, influenciando profundamente a organização da sociedade e da governança medieval.

Mudanças legais e administrativas: os normandos trouxeram mudanças significativas para os sistemas legais e administrativos ingleses. Introduziram o conceito do "Domesday Book", um levantamento abrangente da propriedade e posse de terras na Inglaterra, que ajudou a centralizar a autoridade real. Eles também reformaram o sistema judicial inglês e contribuíram para o desenvolvimento do direito consuetudinário.


Esses legados tiveram impactos duradouros nos cenários cultural, social e político das regiões que influenciaram.

 

 



Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).

Temas relacionados