Papa

O papa é o líder supremo da Igreja Católica Apostólica Romana. Saiba mais no artigo a seguir.

São Pedro: primeiro papa da História da Igreja Católica
São Pedro: primeiro papa da História da Igreja Católica

 

Funções, autoridade, sucessão 


O Papa, também conhecido como Sumo-Pontífice, é a autoridade máxima na hierarquia da Igreja Católica Apostólica Romana. Ele vive no Vaticano (estado independente), situado dentro da cidade italiana de Roma. 



De acordo com a doutrina e crença católica, o Papa é o sucessor de São Pedro, o “pai” da Igreja Católica e primeiro Papa. Em função dessa consideração, os seguidores do catolicismo tratam o Papa por “Sua Santidade”.



O Papa costuma visitar os países com o objetivo de levar para as pessoas as crenças católicas. Transmite também mensagens e princípios do cristianismo como, por exemplo, paz entre os povos, caridade, harmonia e respeito. Ele costuma fazer discursos contra as guerras e situações que envolvem práticas violentas.



Como ele também é o bispo de Roma, utiliza uma vestimenta composta de um hábito branco e chapéu de abas largas. Porém, em ocasiões especiais costuma vestir a tiara, uma vestimenta muito bonita e bem trabalhada.



O poder do Papa passa para outro quando ele morre ou sua doença o incapacita para a função. Nestes casos, ocorre uma reunião de cardeais, conhecida como conclave, que escolhe, através de uma votação, o novo Papa.



Atualmente, quem dirige a Igreja Católica é o Papa Francisco (Jorge Mario Bergoglio), que sucedeu Bento XVI, que renunciou em fevereiro de 2013.

 

Você sabia?


- É comemorado em 29 de junho o Dia do Papa.

 

Francisco, o atual papa da Igreja Católica

Francisco, o atual papa da Igreja Católica (desde 2013).

 

 

 

 


 


Última revisão: 13/10/2020.

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).