Pasteurização

A pasteurização é um processo, criado por Louis Pasteur, matar eliminar microrganismos patogênicos dos alimentos.

Louis Pasteur: criador do processo de pasteurização
Louis Pasteur: criador do processo de pasteurização

 

O que é (definição)


A pasteurização é um processo que consiste em submeter um produto alimentício (leite, por exemplo) à alta temperatura e, logo em seguida, à baixa temperatura.

 

Com essa rápida variação de temperatura é possível matar os germes e bactérias existentes nos alimentos. Este processo ocorre num aparelho conhecido pelo nome de pasteurizador.

 

Criação



Este processo foi desenvolvido pelo cientista francês Louis Pasteur (1822-1895). Além de eliminar os agentes causadores de doenças, este processo permite que os alimentos possam ser conservados por um tempo maior.



Existem leis em nosso país que obrigam a pasteurização do leite, como forma de garantir ao consumidor um produto alimentar livre de bactérias.



Curiosidades: 

 

- As bactérias e germes do leite têm como origem o próprio animal, vivendo em seu organismo e saindo junto com o leite. Por isso, é importante tomar somente o leite pasteurizado. Em sítios ou fazendas o leite deve ser fervido antes de se tomar.

 

- Os alimentos que geralmente são pasteurizados são: leite, laticínios, sucos, comida enlatada e ovos utilizados em alimentos preparados.

 

Uma garrafa e um copo com leite

Leite: alimento é o que mais passa pelo processo de pasteurização.

 

 

 



atualizado em 01/09/2020