Pasteurização

A pasteurização é um processo, criado por Louis Pasteur, matar eliminar microrganismos patogênicos dos alimentos.

Louis Pasteur: criador do processo de pasteurização
Louis Pasteur: criador do processo de pasteurização

 

O que é (definição)


A pasteurização é um processo que consiste em submeter um produto alimentício (leite, por exemplo) à alta temperatura e, logo em seguida, à baixa temperatura.

 

Com essa rápida variação de temperatura é possível matar os germes e bactérias existentes nos alimentos. Este processo ocorre num aparelho conhecido pelo nome de pasteurizador.



Criação



Este processo foi desenvolvido pelo cientista francês Louis Pasteur (1822-1895). Além de eliminar os agentes causadores de doenças, este processo permite que os alimentos possam ser conservados por um tempo maior.



Existem leis em nosso país que obrigam a pasteurização do leite, como forma de garantir ao consumidor um produto alimentar livre de bactérias.




Curiosidades: 

 

- As bactérias e germes do leite têm como origem o próprio animal, vivendo em seu organismo e saindo junto com o leite. Por isso, é importante tomar somente o leite pasteurizado. Em sítios ou fazendas o leite deve ser fervido antes de se tomar.

 

- Os alimentos que geralmente são pasteurizados são: leite, laticínios, sucos, comida enlatada e ovos utilizados em alimentos preparados.

 

Uma garrafa e um copo com leite

Leite: alimento é o que mais passa pelo processo de pasteurização.

 

 

Você sabe quem foi Louis Pasteur?

 

Louis Pasteur foi um químico e microbiologista francês que fez contribuições inovadoras em vários campos da ciência, principalmente na prevenção de doenças e no desenvolvimento de vacinas. Nascido em 1822, é mais conhecido por inventar o processo de pasteurização, método para esterilizar alimentos e líquidos como o leite, para torná-los seguros para consumo. Este processo revolucionou a segurança alimentar e teve um impacto duradouro na saúde pública.


O trabalho de Pasteur estendeu-se além da pasteurização; ele conduziu pesquisas vitais sobre a teoria dos germes, provando que muitas doenças são causadas por microorganismos. Isto levou ao desenvolvimento de vacinas para doenças como a raiva e o antraz, mudando o curso da Medicina. Suas descobertas lançaram as bases para os campos da Microbiologia e da Imunologia, transformando fundamentalmente a nossa compreensão da saúde e da doença.

 

 

Saiba mais:

 

Obtenha mais conhecimentos sobre o processo da Pasteurização no website da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

 

 



Artigo revisado por Tânia Cabral - Professora de Biologia e Ciências - graduada na Unesp, 2001.

Temas relacionados