Rio Nilo

O Nilo é o principal rio africano e foi fundamental para o desenvolvimento da civilização egípcia na Antiguidade.

Foto do rio Nilo no trecho do território egípcio
Foto do rio Nilo no trecho do território egípcio

 

Localização geográfica



O rio Nilo localiza-se no continente africano. Nasce na região central da África, no lago Vitória, atravessando a região central e nordeste do continente.



Principais dados características e informações importantes



O rio Nilo atravessa três países africanos: Uganda, Sudão e Egito. Desemboca, em formato de delta, no Mar Mediterrâneo. O Nilo é o segundo rio mais extenso do mundo com 6.650 quilômetros de comprimento. Vale lembrar que o rio Amazonas é o primeiro nesta categoria com 6.850 quilômetros de extensão.


O rio Nilo ganhou o formato que tem hoje na fase final da Era Terciária. Ele lança no Mar Mediterrâneo uma média de 2700 metros cúbicos de água por segundo.


Atualmente, o rio assume uma grande importância, principalmente no Egito. É usado como via de transporte, sistemas de irrigação da agricultura e também para gerar energia elétrica, através da usina hidrelétrica de Assuã.



O rio Nilo na História do Egito Antigo



O rio Nilo foi de extrema importância para o desenvolvimento da sociedade do Egito Antigo. Numa região desértica, o rio assumiu funções prioritárias na sociedade. Os egípcios usavam a água para beber, pescar e irrigar a agricultura (através de canais de irrigação). Após a cheia do rio, ficava nas margens um lodo fértil (húmus) que fertilizava o solo para o plantio. O rio era utilizado também como via de transporte de mercadorias e pessoas.


Os egípcios cultivavam nas margens do rio Nilo, de acordo com três ciclos: Inundação (entre junho e setembro); Emersão (entre outubro e fevereiro) e Estiagem (entre março e maio).


Curiosidade

 

- No Egito Antigo, os egípcios chamavam o rio Nilo de "Iteru", que significava “o grande rio”.

 

Rio Nilo passando dentro da cidade do Cairo no Egito

Rio Nilo passando dentro da cidade do Cairo, no Egito.

 

 

 


 

atualizado em 01/09/2020

Temas relacionados