Rio Nilo
O Nilo é o principal rio africano e foi fundamental para o desenvolvimento da civilização egípcia na Antiguidade.
Localização geográfica
O rio Nilo localiza-se no continente africano. Nasce na região central da África, no lago Vitória, atravessando a região central e nordeste do continente.
Principais dados, características e informações importantes:
• O rio Nilo atravessa três países africanos: Uganda, Sudão e Egito. Desemboca, em formato de delta, no Mar Mediterrâneo. O Nilo é o segundo rio mais extenso do mundo, com 6.650 quilômetros de comprimento. Vale lembrar que o rio Amazonas é o primeiro nesta categoria com 6.850 quilômetros de extensão.
• O rio Nilo ganhou o formato que tem hoje na fase final da Era Terciária. Ele lança no Mar Mediterrâneo uma média de 2700 metros cúbicos de água por segundo.
• Atualmente, o rio assume uma grande importância, principalmente no Egito. É usado como via de transporte, sistemas de irrigação da agricultura e também para gerar energia elétrica, através da usina hidrelétrica de Assuã.
• O Nilo tem dois afluentes principais, o Nilo Branco e o Nilo Azul, que convergem perto da capital do Sudão, Cartum, para formar o principal rio Nilo. Outros exemplos de afluentes do rio Nilo são: rio Atbara, rio Sobat, rio Bahr el Ghazal e rio Kagera.
Os rios Nilo Branco, Azul e a formação do rio Nilo
O Nilo Branco, o mais longo dos dois afluentes, origina-se do Lago Vitória, que faz fronteira com Uganda, Quênia e Tanzânia. O rio então viaja para o norte através de vários lagos e pântanos, incluindo o Lago Kyoga, o Lago Albert e as vastas zonas úmidas de Sudd no Sudão do Sul.
O Nilo Azul, conhecido por seu alto teor de lodo que dá ao rio uma cor escura, quase azul, tem origem no Lago Tana, nas terras altas da Etiópia. É mais curto, mas muito mais íngreme do que o Nilo Branco e contribui com cerca de dois terços do fluxo total de água do Nilo. Seu caminho é marcado por desfiladeiros e vales profundos, e é também a fonte da maior parte dos sedimentos férteis que o Nilo deposita em sua planície de inundação.
Após a confluência dos Nilos Branco e Azul em Cartum, o rio Nilo continua a fluir para o norte através dos desertos áridos do Sudão e do Egito. Esta parte do rio é caracterizada por um amplo vale e uma planície de inundação ladeada por dunas e colinas. O rio é pontuado por várias cataratas, ou zonas de águas rasas e correntes rápidas, nesta região, criando barreiras naturais à navegação.
Margem fértil e com vegetação no rio Nilo |
O rio Nilo na História do Egito Antigo
O rio Nilo, que começou a ser povoado entre 9000 e 8000 anos atrás, foi de extrema importância para o desenvolvimento da sociedade do Egito Antigo. Numa região desértica, o rio assumiu funções prioritárias na sociedade. Os egípcios usavam a água para beber, pescar e irrigar a agricultura (através de canais de irrigação). Após a cheia do rio, ficava, nas margens, um lodo fértil (húmus) que fertilizava o solo para o plantio. O rio era utilizado também como via de transporte de mercadorias e pessoas.
Os egípcios cultivavam nas margens do rio Nilo, de acordo com três ciclos: inundação (entre junho e setembro); emersão (entre outubro e fevereiro) e estiagem (entre março e maio).
Curiosidade:
No Egito Antigo, os egípcios chamavam o rio Nilo de "Iteru", que significava “o grande rio”.
Rio Nilo passando dentro da cidade do Cairo, no Egito. |
QUIZ
O rio Nilo está localizado em qual continente?
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
Vídeo indicado no YouTube:
O Rio Nilo: O Coração da Civilização Egipcia - História Antiga - Foca na História